DestaquesPolítica

MPLA pondera adiar autárquicas

“As eleições autárquicas previstas para o próximo ano poderão ser adiadas”, revelou ao Expresso fonte próxima do Palácio Presidencial da Cidade Alta.

A questão divide o MPLA (no poder), sendo estudado com reservas nalguns círculos do regime por poder acentuar a sua descredibilização política. Perante a vaga de contestação geral a algumas políticas governamentais, noutros círculos fala mais alto o receio de as urnas produzirem resultados desoladores para o MPLA, daí a ideia de as atrasar.

“Adiar as eleições não será bom, mas fazê-lo sem concertação prévia com a oposição e a sociedade civil seria ainda pior”, disse ao Expresso o presidente do Observatório Político-Social de Angola, Fernando Pacheco.

Após sucessivos congelamentos, o ano de 2022 (em que se realizarão eleições gerais), é apontado como podendo vir a ser, por fim , o das primeiras eleições autárquicas.

A data não surge por acaso. Dois anos depois de o Presidente João Lourenço ter assumido o poder, a derrapagem da retoma económica, a escassez de recursos cambiais, a morte do pequeno comércio, a subida vertiginosa do custo da cesta básica e o alastramento em flecha da criminalidade, ao deixarem à vista uma “tempestade perfeita”, estão a abalar a sua popularidade. Este quadro com a inflação a roçar os 20%, a dívida a trepar para 90% do PIB e a taxa de desemprego a galgar terreno até aos 30%, começa a tirar o sono ao chefe de Estado angolano.

O dossier está em cima da mesa de João Lourenço, que continua a contar com o apoio de vastos sectores da sociedade ao assegurar o aprofundamento da pluralidade democrática no país. No plano estritamente político, contudo, não lhe tem sido fácil enfrentar o desgaste de muitos anos de governação do MPLA, marcados por sucessivos escândalos de corrupção. Acentua-se desde 2008 um preocupante decréscimo do nível de adesão dos eleitores ao partido do Governo, o MPLA.

Corrigidas as contas e correndo contra o tempo, João Lourenço começou a disponibilizar esta semana um pacote de dois mil milhões de dólares, recuperados dos recursos que tinham sido desviados do Fundo Soberano, para dar início à aplicação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

Com um amplo programa de obras locais, ao atirar para 2022 a realização das autárquicas o MPLA espera “ganhar tempo para se apresentar ao eleitorado de cara lavada e cativar os seus votos”.

Antes disso, na próxima terça-feira, quando for ao Parlamento discursar sobre o Estado da Nação, João Lourenço terá de deixar em pratos limpos a data da votação para as autárquicas.

Fonte: Expresso.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading