Negros Inventores: Charles Brooks

Charles Brooks

No dia 31 de Outubro de 1893, Charles Brooks inventou o Perfurador (Punch), um equipamento que perfura materiais como papel, gesso, couro e metal. Por outro lado, até 1895, as ruas eram varridas manualmente – um trabalho que se advinha muito cansativo; além disso, todos conhecemos os danos que tal actividade pode causar à coluna de um individuo. Com o crescimento das cidades, tornou-se impossível manter as ruas limpas com a força humana empenhada num cabo de vassoura. Como resultado, montanhas de lixo tornar-se-iam parte da paisagem das principais cidades do mundo. 

Charles Brooks tinha noção do perigo que a acumulação de lixo representa para a saúde humana. E o aumento no número de mortes, o emergir de enfermidades causadas pelo fraco ou quase inexistente saneamento nas cidades americanas, levaram o inventor a criar o Carro Varredor (de rua), no dia 20 de Abril de 1895. Todavia, a patente apenas lhe seria atribuída quase um ano depois, a 17 de Março de 1896.

publicidade

O Carro Varredor de rua é composto por um quadro de aço montado sobre eixos suportados por rodas dianteiras e traseiras. Possui rodas motrizes para a varredura, mecanismos de elevação e uma corrente que percorre duas rodas dentadas.

Charles Brooks nasceu em Newark (New Jersey). Desconhecem-se outros dados biográficos do inventor, à excepção da foto que encabeça este texto, o facto de o inventor ser negro e as invenções registadas em seu nome.

Patentes atribuídas a Charles Brooks:

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

Deixe o seu comentário