CronistasMárcio Roberto

Negros Inventores: Granville Woods, o maior electricista da história

Com apenas 10 anos de idade, abandonou a escola para trabalhar, chegou a ter mais de três empregos em simultâneo. Começou por trabalhar numa loja de máquinas, depois numa companhia ferroviária, em Missouri, onde lhe competia colocar o carvão na caixa de fogo do comboio. Trabalhou ainda numa companhia siderúrgica em Springfield, antes de partir para Nova Iorque.

Granville Woods nasceu a 23 de Abril de 1856, em Columbus, no estado norte-americano de Ohio. Filho de Cyrus Woods (afro-americano) e Martha Brown (índia nativa americana), Granville Woodsdesenvolveu, desde muito cedo, um interesse particular por equipamentos electrónicos. Consequentemente, viria a tornar-se no maior electricista da história, inventando o Comboio Eléctrico (Metro), o Condutor Eléctrico Ferroviário, o Sistema Telégrafo Ferroviário, o Transmissor Telefónico, a Chave de Telégrafo, o Forno a Vapor,etc. Mais de 120 invenções suas foram patenteadas.

Em Nova Iorque, trabalhou para outra loja de máquinas, à medida que frequentava a escola de electricidade no período nocturno. Aos 22 anos, começou a trabalhar para a companhia britânica Ironsides, que possuía uma vasta frota de navios. O jovemviajaria pelo mundo inteiro com a Ironsides, numa expedição que duraria dois anos. Quando regressou aos Estados Unidos da América, fixou-se em Cincinnati, Ohio.

Em 1884, Woods afirmar-se-ia como um dos maiores inventores da história. Revelaria ao mundo a sua genialidade. Além de aprimorar vários equipamentos já existentes, inventaria muitos outros. Inventou o Novo Transmissor Telefónico, que funcionava numa distância maior que o transmissor já existente, oferecendo melhor qualidade de som e audibilidade, garantindo, assim, uma comunicação eficiente. Mas o génio não parou por aí, tinha a noção do que podia oferecer à humanidade e continuou a trabalhar noutras invenções.

No dia 3 de Junho de 1884, inventou o Forno a Vapor (Steam Boiler Furnace).Em 1885, inventou o Telégrafo (Telegraph Keys); com este equipamento, as pessoas podiam comunicar-se da mesma forma que o fazem hoje com o telemóvel. O inventor vendeu esta patente à American Bell Company.

Inventou também o “Amusement Apparatus”, um aparato para parques de diversões. Esta invenção foi patenteada no dia 19 de Dezembro de 1899. O génio inventou ainda o Incubador de Ovos, um instrumento onde os ovos são mantidos na temperatura ambiente exacta para chocar. Através deste método, era possível assistir a mais de 100.000 pintainhos a nascer a um só tempo. A invenção foi patenteada no dia 28 de Agosto de 1900. Um ano depois, a 19 de Novembro de 1901, Woods receberia a patente pela invenção da Linha Férrea Eléctrica.

No entanto, mais invenções estavam a caminho.

Granville Woods inventou o Sistema Telégrafo Ferroviário (Rail Telegraph System) – usado pelos operadores de estações ferroviárias para comunicar com os comboios em movimento –, tornando rápida e eficiente a comunicação entre estes, em caso de avarias e outros constrangimentos; tal equipamento ajudaria também a prevenir os constantes acidentes que ocorriam nas ferrovias estado-unidenses. Engenheiros e construtores passaram a usar o equipamento para os mesmos fins.

No dia 29 de Novembro de 1887, inventou o Sistema Telegráfico de Indução e um ano depois, em 1888, inventou uma das suas mais afamadas obras. O Tram – ou Comboio Eléctrico como também é chamado –, um meio de transporte até hoje usado nas mais modernas cidades do mundo como Londres, Nova Iorque, Paris, Bruxelas e Pequim. O Tram ou Comboio Elétrico éé um conjunto de carruagens movidas a eletricidade. Cabos electrificados acima das carruagens fornecem a eletricidade necessária para mover a locomotiva.

Outra invenção relevante de Granville Woods ainda usada no presente é o Condutor Elétrico Ferroviário (Electric Rail Conduit), patenteada no dia 21 de Novembro de 1893. O Condutor Elétrico Ferroviário consiste num caminho-de-ferro com três linhas, onde a terceira linha fornece a eletricidade que permite à locomotiva mover-se.

Portanto, no Comboio Elétrico, a eletricidade que move o comboio é providenciada pelos cabos de eletricidade acima das carruagens. No Condutor Elétrico, por sua vez, a eletricidade é fornecida pela terceira linha de aço que é geralmente a linha do meio. Hoje, o Condutor Elétrico Ferroviário é usado nas estações de metro subterrâneas.

Até 1890, Granville Woods tinha patenteado mais de 100 invenções. E fora, no mínimo, duas vezes chamado a defender em tribunal os seus direitos sob o Sistema Telégrafo Ferroviário. Outro inventor, Thomas Edison, tinha estado a trabalhar num sistema similar ao de Woods. Por esta razão, o inventor, através da sua The Edison Company, abriu um processo em tribunal, na esperança de obter a patente sobre a invenção. Woods gastou muito dinheiro, mas veio a ser recompensado no final, pois permaneceu sua a patente.

 No dia 10 de Janeiro de 1902, Granville Woods inventou o Travão Automático. Pouco depois, a The Edison Company, a mesma companhia que havia reclamado a patente do Sistema Telégrafo Ferroviário, ofereceu uma proposta de trabalho ao inventor. Mas este recusaria.

A morte do inventor foi confirmada pelo Harlem Hospital no dia 30 de Janeiro de 1910. Granville Woods não resistiu a um acidente vascular cerebral.

Várias invenções de Woods foram vendidas às companhias General Electric, Westhouse e American Bell Telephone. Em 1969, uma escola em Brooklyn, cidade de Nova York, recebeu o nome do inventor. Finalmente, no dia 11 de Outubro de 1974, o Governo norte-americano emitiu uma proclamação reconhecendo Granville Woods como o maior eletricista do mundo.

Patentes atribuídas a Granville T. Woods;

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading