Notícias

Novo chefe da diplomacia angolana promete ser motor nas relações externas 

O posicionamento do novo chefe da diplomacia angolana foi expresso hoje durante a cerimónia de apresentação aos funcionários do ministério e despedida do seu antecessor, afirmando que ” se calhar o Ministério ainda não assume o papel que a nação espera “.

” Não é só por culpa nossa de certeza, é por culpa alheia, mas nós vamos cuidar das nossas culpas para ver se podemos corrigir e melhorar “, disse Manuel Augusto, promovido de secretário de Estado a ministro, no novo Governo, liderado por João Lourenço.

Na cerimónia oficial de investidura como novo chefe de Estado angolano, realizada na terça-feira, em Luanda, João Lourenço, enumerou os países com o qual Angola dará primazia para principais parcerias.

” Angola dará primazia a importantes parceiros, tais como os Estados Unidos da América, República da China, a Federação Russa, a República Federativa do Brasil, a Índia, o Japão, a Alemanha, a Espanha, a França, a Itália, o Reino Unido, a Coreia do Sul e outros parceiros não menos importantes, desde que respeitem a nossa soberania “, apontou o chefe de Estado, sem se referir a Portugal.

O chefe da diplomacia angolana, empossado no sábado para as funções, assinalou que Angola ” vai continuar a trabalhar com os países escalpelizados pelo Presidente da República “.

” Acreditamos que uma cooperação com estes países trará mais-valia para o nosso país (…) Mas para beneficiarmos desta mais -valia é necessário que nos vamos organizando “, observou .

Durante a sua intervenção, Manuel Augusto sustentou igualmente que “manter bem alto a bandeira e o nome de Angola” são ainda desafios para o sector que agora dirige, tendo garantido ao seu antecessor, Georges Chikoti , ” prosseguir ” o caminho da “valorização ” da diplomacia do país.

“Da sua contribuição para afirmação de Angola no mundo e da sua contribuição para o desenvolvimento económico e social, e naturalmente para melhoria do bem -estar da vida das nossas populações ” realçou.

O governante enumerou também uma série de problemas que os funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Angola ainda enfrentam, como salários e instalações condignas, bem como uma remuneração especial para a carreira.

Reivindicações que garantiu serão feitas juntos das autoridades competentes: “O que mais importa é que queremos que a partir de agora possamos melhorar, possamos também reivindicar , mas para reivindicar temos que fazer por merecer e para merecermos temos de nos dedicar ao trabalho, temos que trabalhar na unidade ” concluiu .

Fonte : Lusa

One Comment

  1. O senhor terá pela frente uma enorme tarefa de limpar a casa, somente se os seus chefes, também forem transparentes no que concerne as nomeacoes, até ao uso dos dinheiros públicos a todos os niveis ( do minsiterio e do exterior). O senhor deveria limpar os orgaos exteriores de gente baixa e vilã, alimentada, pelo próprio chefe Pessela e escumalha. Quanto a China seria bom que os funcionários fossem devidamente avaliados, pois, a soberania do pais deve estaria acima de todos os dólares que imperam na questão dos vistos, pois torna-se num bom negocio para Pessela & companhia, mais o SME juntos…

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading