Cronistas

Numa fase em que Economia é Guerra

Para equilibrar tanto quanto possível a balança comercial norte-americana, Donald Trump desencadeou uma ofensiva, alteando taxas alfandegárias sobre importações até de grandes aliados do seu país ou parceiros estabelecidos ao longo de um quarto de século, como a China. Todos os alvos reagiram e impõem condições semelhantes aos produtos made in USA.

Para reativar e diversificar a economia angolana, João Lourenço apelou à repatriação de capitais angolanos depositados no exterior, prometendo ausência de ações judiciais e garantindo condições estimuladas em caso de investimentos. Os visados responderam com o silêncio.

Os países atingidos pelas restrições de Trump preparam queixas nos tribunais da Organização Mundial de Comércio, argumentando com flagrante violação das regras acordas em Bali. O locatário da Casa Branca está interessado em, senão liquidar, pelo menos limitar a globalização. Já deixou isso patente em vários discursos, inclusive com frases agressivas sobre a China e a União Europeia.

Os angolanos detentores de capital irregular no exterior nem querem ouvir falar de tribunais, só se queixam quando lhes anulam contratos. O locatário do palácio da Cidade Alta está interessado na globalização produtora de investimentos e já deixou isso claro em várias declarações, por exemplo, relativas à China ou no parlamento europeu, órgão da União Europeia.

Estamos perante dois campos onde a guerra económica em curso tem configurações diferentes. Porém, ambas têm o mundo como área de manobra. Restrições num caso, ampliações no outro, daí os atores adotarem táticas e estratégias distintas e os meios respetivos de que dispõem serem sem comparação. Os ângulos de observação idem: entre Trump e seus adversários todos sabem os montantes em jogo; o governo angolano só tem conhecimento aproximativo do capital deslocalizado e menos ainda sobre os lugares de camuflagem.

A batalha desencadeada por Trump é guerra convencional. A batalha angolana é guerra assimétrica. Entre as duas um dado importante: Casa Branca e Cidade Alta estão de boas relações. Entre as grandes economias, trata-se de fixar novas regras na hierarquia mundial. Em Angola, obter fundos relevantes e absolutamente decisivos no funcionamento de novo modelo económico.

Podia mencionar mais alguns elementos sobre a disposição das forças em presença, mas fiquemos hoje por aqui. Só para concluir (por hoje): raramente os economistas usaram tanto os critérios de desdobramento militar em crise como neste momento.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading