Nutrição: A sua pele agradece!

Já não é de hoje que se sabe que o alimento é o melhor dos remédios. A constatação, aliás, é bem antiga, pois cerca de 400 anos antes de Cristo Hipócrates já teria dito “que teu alimento seja teu remédio, e teu remédio seja teu alimento”.

A frase é válida até hoje. A alimentação saudável e balanceada é um dos bons hábitos que devemos cultivar na vida, fundamental para o bem-estar de todo o corpo e inclusive para a saúde da pele.

O equilíbrio à mesa fornece nutrientes essenciais para o brilho e a vitalidade da cútis, que podem ser reforçados pela cosmética. Dietas muito calóricas, por sua vez, aumentam a produção de radicais livres, danificando e oxidando as células, acelerando o envelhecimento.

Nutrientes como ferro, cálcio, fósforo e vitamina C, oligoelementos e aminoácidos em geral são elementos que hidratam a pele e deixam a epiderme mais fina e suave. Estes elementos são imprescindíveis em uma nutrição adequada.

Entretanto, os nutricionistas alertam, que a boa nutrição deve ser sempre acompanhada por hábitos diários de limpeza do rosto. A limpeza é essencial para eliminar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquilhagem. O ideal é que seja realizada pela manhã e antes de dormir. Durante o sono acontece a renovação celular e, com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células.

O segundo ponto é a hidratação, necessária para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas. A hidratação é importante para manter a camada natural de proteção e um teor adequado de água na epiderme. Mas é muito importante escolher cuidadosamente os produtos, de acordo com cada tipo de pele. A hidratação deve ser interna e externa.

Beba no mínimo dois litros de água e escolha um excelente hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Uma alimentação adequada e uma boa suplementação de suporte também a protege contra os raios solares.

A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente.

Se fizer o consumo adequado de água e frutos com vitamina C (mangostão, açaí, laranja, limão, tamarindo) estará a dar ao corpo a dose diária correta de Vitamina C.

O colágeno começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews

Deixe o seu comentário