Cronistas

O adeus de um “malabarista” disfarçado de futebolista

Ronaldo de Assis Moreira, o menino Dinho ou mais tarde Ronaldinho Gaúcho, como ficou imortalizado nos relvados. Aos 37 anos, um dos maiores jogadores de sempre, um dos maiores artistas e malabaristas da história do futebol diz adeus . Ronaldinho Gaúcho vai deixar de ser futebolista profissional.

O anúncio foi feito por Roberto Assis, o irmão dez anos mais velho, também ele um antigo futebolista que renunciou à carreira para ser o empresário. Mais do que irmãos ou empresários e cliente, a relação entre os dois foi de pai e filho ( Ronaldinho perdeu o pai, vítima de um ataque cardíaco fulminante, quando tinha oito anos).

Quer tenha sido no Grémio, Barcelona, AC Milan, no Atlético Mineiro, na selecção brasileira, Ronaldinho Gaúcho sempre espalhou magia e alegria. E mais do que o admirar, devemos-lhe hoje gratidão pelo extraordinário prazer que era vê-lo jogar. Um registo inesquecível e uma capacidade técnica inigualável. O seu futebol era uma mistura de opostos : era suave e frenético. Tinha leveza no toque e rapidez de explosão. Ronaldinho Gaúcho era a sublimação da arte, era a alegria, o toque enamorado à bola .

Ronaldinho Gaúcho poderia ter sido o Pelé da sua época, mas preferiu ser um Garrincha. Preferiu ser a alegria do povo, a magia do futebol. Ele era indiscutivelmente um artista da bola, e havia ritmo nas suas fintas. Havia ginga e classe nos seus dribles, havia rimas nas suas arrancadas que eram muito semelhantes às passadas do exímio sambista que ele era.

As honras da glória não lhe subiram à cabeça e todos os que o conheceram sempre admiraram a sua simplicidade, a sua humildade, o seu bom coração e extraordinário sentido de solidariedade. Tal como Garrincha, Ronaldinho Gaúcho procura não humilhar os adversários com os golpes de génio, pois o seu objectivo era apenas alegrar o povo . Com eles o futebol era isso mesmo : Magia e alegria.

Tal como Garrincha, Ronaldinho Gaúcho era de outra galáxia dentro dos relvados, mas fora os relvados também era um ser imperfeito, um génio torto. E nos últimos anos da carreira foi uma sombra de si mesmo . Se Garrincha era o génio das pernas tortas, eu baptizo Ronaldinho Gaúcho de : O génio dos dentes tortos e sorriso de menino inocente.

Agora que abandona o futebol profissional, percebemos que Ronaldinho Gaúcho nos enganou a todos : Ele não era um futebolista. Ele era um malabarista, ele era um artista disfarçado de jogador de futebol. Um artista que submeteu a bola ao império da sua vontade. Sem ele o futebol perde alegria e clama por magia.

Obrigado Dinho, obrigado Ronaldinho Gaúcho. Um malabarista, um artista que deu bom futebol ao mundo e alegrou o povo .

One Comment

  1. Ahhh isso mesmo, um grande Suspiro e saudades. Obrigado, pela idade que tenho não pude ver o Garrincha, mas ver o Gaúcho (curioso ambos com iniciais GA) já compensa, aquela alegria, o sorriso, o brilho, a rapidez e o melhor a Ginga.
    Vemos o Neymar a se retrair e ainda a evitar em certas situações a ginga, mas do Gaúcho só foi Ginga (novamente o G – e curioso né?). Foi tudo dito, saudades teremos.
    Obrigado Ronaldinho Gaúcho.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading