O Dia Mundial do Ambiente

Gearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion

Em mensagem alusiva ao Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou esta sexta-feira, 5, o departamento ministerial destacou em comunicado a necessidade da definição de instrumentos legais e de políticas para conservar a biodiversidade, permitindo salvaguardar a qualidade de vida das pessoas, num ambiente são e não poluído.

Segundo o documento, neste período de pandemia, confinamento social e de dificuldades económicas, é mais necessário o empenho de cada cidadão, instituição e organização na demonstração do seu compromisso para a protecção dos recursos naturais e para o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo assim a preservação da vida humana.

Adianta que a preservação dos recursos da biodiversidade depende dos esforços de todos e que o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente está a desenvolver um conjunto de actividades no âmbito do Sistema Nacional de Áreas de Conservação com vista à protecção da vida selvagem, ao desenvolvimento da investigação científica e a participação das comunidades na gestão das áreas de conservação.

 “A população angolana também depende dos recursos naturais para a sua sobrevivência tanto terrestres como marinhos. Neste contexto, é importante continuar a trabalhar para que o uso destes recursos seja feito de forma sustentável”, lê-se no comunicado.

De acordo com o ministério, o foco na biodiversidade mundial justifica-se por se estar no limiar de uma grande extinção de espécies, pois cerca de um milhão de espécies correm o risco de desaparecer nos próximos 10 anos.

Assim, lê-se no comunicado, o lema “Hora da Natureza” põe ênfase no serviços da natureza para a alimentação, para o fornecimento de oxigénio e recursos hídricos e o provimento de medicamentos, sobretudo, em termos de uma pandemia de saúde pública, uma vez que cerca de 4 mil milhões de pessoas dependem de medicamentos naturais.

A data, criada em 1972 por altura da Assembleia Geral das Nações Unidas, tem visa criar uma postura crítica e activa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

O Dia Mundial do Ambiente, comemorado anualmente a 5 de Junho, sob os auspícios do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), representa o início da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano realizada a 5 de Junho de 1972 em Estocolmo, na Suécia, onde foi produzida a Declaração sobre o Ambiente Humano. Nesta declaração constam os princípios que constituíram a primeira legislação internacional não obrigatória sobre assuntos ambientais.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.