Cronistas

Sair das perplexidades do momento

A mudança na presidência da República trouxe mais sobressaltos e perplexidades do que era esperado até à tomada de posse do novo presidente. Tanto melhor, pois sentia-se ser necessário substituir caducos e perniciosos modos de exercício do poder.

Três discursos do novo presidente, João Lourenço, auguraram mudanças que se corporizaram em alguns nomes da equipa executiva que escolheu e substituições de órgãos dirigentes de sectores chave da economia angolana. Esta vertiginosa mudança de dirigentes sobressaltou muita gente dos órgãos directivos do MPLA e alguma gente do mundo dos negócios, aguçou apetites em candidatos a privilégios ou a lugares confortáveis em torno do novo chefe do poder e acalentou esperanças de abertura e participação em largos sectores da sociedade civil.

Passada a vaga de substituições de pessoas o que virá como mudanças da política governamental anterior? Até à data parece não haver resposta adequada. Ainda perplexos: governantes, membros do partido no poder, oposição e largos sectores da sociedade civil tardam em equacionar e anunciar as políticas necessárias para solucionar os graves problemas económicos e sociais que afligem o país.

No imediato, são muitos e complexos os problemas a resolver, por exemplo: a difícil situação financeira; o desempenho do aparelho do estado e a sua transparência; o arranque concreto da diversificação da economia, dentro de um plano vasto de definição de sectores prioritários e apoio a investimentos nesses sectores; as correcções a efectuar nas políticas de educação, saúde e assistência social.

E, a médio prazo, na minha opinião, há tarefas estratégicas de fundamental importância para Angola: a redução das profundas desigualdades sociais, a democratização do país, através de uma revisão da Constituição que consagre a separação efectiva dos poderes: executivo, legislativo e judicial; a implantação do poder autárquico.

Todas estas numerosas e cruciais tarefas requerem, para lá da acção governativa, o empenho dos cidadãos, nomeadamente da elite dirigente. No plano político, o diálogo com a sociedade civil e a partilha são fundamentais; no plano económico, essa elite, que tem aversão ao risco e é ávida do lucro fácil e rápido, deve passar a investir em sectores produtivos e ter consciência que as extremas desigualdades sociais existentes também prejudicam a sua própria evolução.

Muito se discute, muito se especula sobre o actual momento político angolano. Felizmente que, nesse coro, aparecem pessoas a querer discutir e debater as mudanças que o país precisa e como as realizar. Já vai sendo tempo.  

 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading