O Poder da Voz de Bono Vox

Paul David Hewson, conhecido por seu nome artístico Bono Vox é um cantor e compositor irlandês nascido a 10 de Maio de 1960 (tem 58 anos). É o vocalista principal da banda de rock U2, uma banda criada nos finais da década de 70 do século passado. Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que significa “boa voz”, sendo apelidado pelo seu amigo Gavin Friday. Inicialmente, Bono não gostou do nome. Mas quando soube que a tradução era um elogio, ele aceitou. Desde os finais da década de 70 que Paul Hewson é conhecido como Bono Vox. 

Bono Vox é uma das vozes mais activas e interventivas do mundo. Ele foi apelidado de ” o rosto da filantropia de fusão” , tanto que para o seu sucesso vai sensibilizando aliados poderosos como líderes de governo, instituições religiosas, organizações filantrópicas, comunicação social, moda, cinema, homens de negócios para liderar redes de auxílio humanitário global. Desde 1999, Bono Vox tornou-se cada vez mais envolvido em campanhas de solidariedade para os chamados países do “terceiro mundo”, solicitando o alívio da sua dívida e em campanhas de sensibilização contra o VIH -SIDA. Na última década, Bono Vox manteve encontros com líderes mundiais e políticos influentes, caso do ex-presidente dos EUA, George W. Bush. Durante uma visita à Casa Branca em Março de 2002, depois do Presidente Bush ter anunciado um pacote de 5 mil milhões de dólares de ajuda, ele acompanhou o Presidente Bush num discurso feito nos jardins da Casa Branca, onde declarou : ” Este é um primeiro passo importante, sério e um novo nível de compromisso. Isso deve acontecer com urgência , porque esta é uma crise”. Em Maio do mesmo ano, Bono Vox levou o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Paul O’Neill Numa tourneé por quatro países africanos. Pelo seu trabalho de intervenção e filantrópico, Bono Vox chegou a ser candidato ao prémio Nobel da Paz em 2003, 2005 e 2006. Em 2007, Bono Vox foi nomeado no Reino Unido, pelo Sistema de honras britânico como comendador honorário da Ordem do Império Britânico. A 29 de Março de 2007, recebeu o título de cavalheiro, numa cerimónia realizado na residência do embaixador britânico em Dublin, Irlanda. 

Depois de percorrerem os EUA, os U2 arrancaram, na sexta-feira, 31 de Agosto, a parte europeia da tournée ” eXPERIENCE + iNNOCENCE”, mas ao segundo concerto, em Berlim, a voz do vocalista foi-se. Bono Vox ainda tentou continuar, mas foi impossível . Ao fim de meia dúzia de canções, abandonou o palco. Admiradores de Bono Vox, o mundo artístico, das ciências, políticos, jornalistas todos preocupados com a súbita perda de voz de Bono Vox. Mas é uma preocupação legítima, pois Bono Vox é muitas vezes a voz daqueles que não têm voz. Mesmo quando morrer, Bono Vox não será tido como “uma voz que parte”, mas sim uma “voz que fica para sempre”. A voz de Bono Vox é uma voz necessária. É uma voz com vários ângulos de abordagem e áreas de intervenção, quer seja dentro ou fora dos palcos. Quer seja o artista que participa em palestras e acções de filantropia ou o Bono Vox que em palco canta, encanta e inspira com a sua voz. As suas letras vão ao encontro de situações que todos nós um dia vivemos. Bono Vox gosta de ser uma espécie de narrador que entra na narrativa. Há uma musicalidade que nos desperta para o conhecimento e para os desafios da existência. Uma espécie de viagem que no final de cada cada espectáculo nos leva a concluir : Somos seres melhores depois de ouvir Bono Vox. 

Com este episódio descobrimos que precisamos da sua voz, mais do que elepróprio. O poder da voz de Bono Vox abandonou-o abruptamente, porque até aí ele tinha estado a cantar com as tripas de fora, como é costume. O público ficou triste, sobretudo quando percebeu que Bono Vox estava impotente e vulnerável. Percebeu que ele é um ser humano, como todos nós . Ele é um ser humano dono de uma “Bonavox = Boa Voz”. Uma voz boa de se ouvir e que se faz ouvir. Sinatra era conhecido por “The Voice” por sabia usar como ninguém a sua voz em palco, já Bono Vox sabe do poder da sua voz dentro e fora dos palcos. A voz de Bono Vox já não é só sua, porque passou a ser nossa. Todos nós sentimos na voz e lemos nas letras de Bono Vox uma extensão das nossas vozes. Os nossos gritos, anseios e receios, medos e revoltas, alegrias e expectativas estão sempre nas suas letras e chegam-nos através da sua “boa voz”. Ele é certamente uma das vozes mais ouvidas, apreciadas e respeitadas no mundo. 

Bono Vox já consultou um médico especialista que já afastou pior cenário e o vocalista dos U2 vai ficar bom para o resto da tournée. O concerto cancelado em Berlim foi remarcado para o dia 13 de Novembro. Entretanto, nos próximos dias 16 e 17 de Setembro, Bono Vox e os U2 estarão em Lisboa para dois concertos no Altice Arena. Um bom descanso e que Bono Vox regresse em forma com a sua ….Bonavox

Deixe o seu comentário