Eugénio Costa AlmeidaOpinião

O porquê de haver uma boa Marinha de Guerra

Ontem, 13 de Dezembro, a Marinha de Guerra do Brasil comemorou o seu dia, o Dia do Marinheiro brasileiro.

Numa sessão na Câmara Municipal de Lisboa, o Adido de Defesa e Naval, do Brasil em Portugal, Capitão de Mar e Guerra Manoel Luiz Pavão Barroso, apresentou algumas das características – leiam-se estratégias e particularidades – que norteiam aquela que tem como patrono o Almirante Joaquim Marques Lisboa “Tamandaré”, nascido nesta data em 1807.

Nesta sessão Barroso ofereceu-nos uma visão do que a Marinha de Guerra brasileira faz por defender aquilo que os brasileiros denominam de “Amazónia Azul” e a contribuição que as investigações da Marinha para a indústria nacional.

Mas é a questão da Amazónia Azul (https://www.marinha.mil.br/amazonia-azul) que mais nos interessa para fazer compreender o nosso Governo o quanto é necessário desenvolver e apetrechar, o mais célere possível, a nossa Marinha de Guerra.

Senão vejamos:

  1. A Marinha brasileira ocupa cerca de 80,5 mil pessoas entre militares e civis; a nossa Marinha pouco ultrapassa os 1000 efectivos.
  2. O poder naval da Marinha brasileira entre vazos de guerra, de formação e de investigação é constituído por cerca de 110 navios, dos quais o maior e mais importante é o porta-helicópteros Atlântico, além de 4, em breve 5, submarinos. A nossa Marinha, segundo um artigo do Vice-Almirante Valentim Alberto António (antigo comandante da Região Naval Norte da Marinha de Guerra de Angola), na Revista da Marinha (portuguesa), nº983, janeiro-fevereiro,2015 (https://revistademarinha.com/o-poder-naval-em-angola/), teríamos, entre as que foram “ofertadas” por Portugal, por quando da independência e das obtidas junto de soviéticos e espanhóis, cerca de 30 navios, a quase totalidade lanchas e 3 barcos de desembarque. Actualmente, não deveremos estar muito longe deste número, ainda que já tenhamos em operação marítima, um navio Patrulha Oceânico (P200) “NGOLA KILUANGE”.
  3. A Marinha brasileira tem uma esquadra sempre em prontidão cujos vazos e guerra percorrem a costa em patrulhas contínuas e, não poucas vezes – bem pelo contrário – fazem vigilância quer na área do Atlântico Sul, quer na região do Golfo da Guiné, quer – e aqui deverão verificar num mapa a área de vigilância – na ZOPACAS/ZPCAS (Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul) que, na concepção brasileira inclui a Antártida até ao paralelo africano Guiné-Bissau e Senegal e Cabo Verde.
  4. A nossa Marinha, apesar de Agostinho Neto, por quando da sua criação em 1976, ter afirmado que era necessário uma Marinha de guerra para defender o nosso território, continua insignificante quase não conseguindo defender os nossos interesses, sejam as zonas de pesca – recordemos o quanto tem os nossos pescadores criticam a exaustão que os bancos piscícolas vêm sofrendo continuamente (a falta de carapau ou o elevado preço do marico nacional face ao importado são provas de que não conseguimos defender as nossas áreas protegidas) – seja, recordemos, a protecção de petroleiros e outros navios, tanto nas nossas rotas marítimos, como numa região que tentos nos diz respeito e que teve como impulsionador o falecido general João de Matos, ou seja o Golfo da Guiné – recordemos o caso do petroleiro ou navio-tanque Kerala, fretado pela SONANGOL e que foi sequestrado em Janeiro de 2014, por piratas do mar, perto da nossa costa e como puderam, livremente, sair e roubar todo o conteúdo do petroleiro nas águas territoriais nigerianas. Recordemos que a BBC, na altura e citando o BBC cita o capitão da Marinha Augusto Alfredo, afirmava que um barco teria sido visto próximo do navio-tanque quando aquele deixava o porto de Luanda. Se tivéssemos uma média marinha, por certo que este facto não teria passado despercebido a um navio patrulha marítimo e seria questionado a presença daquele navio junto do Kerala.
  5. Ainda relativamente à, e por causa da, Amazónia Azul (https://www.marinha.mil.br/amazonia-azul), cuja área é próxima dos 4,5 milhões de km2 (cerca de metade da área da República Federativa do Brasil), a Marinha de guerra brasileira prevê criar uma segunda área naval de e para protecção da foz do Amazonas, a fim de evitar penetrações e violações territoriais do país e desta enorme área fluvial, elo de ligação entre vários países da América Latina.
  6. Ora, aqui está um exemplo que poderíamos e deveríamos seguir. A nossa área marítima (incluindo, mar territorial, zona contígua, e zona económica exclusiva (ZEE) e a futura plataforma continental) deverá ser bem superior à nossa área territorial (entre 1,650 e 1,800 milhões de km2; a nossa área é de 1.246.700 km2). Ou seja, face ao Brasil, e caso seja aprovada pelas Nações Unidas a nossa pretensão de extensão da plataforma territorial, comparativamente a nossa “Amazónia Azul” é, de longe, muito superior à brasileira e, comparativamente, somos exíguos quanto a uma Marinha de Guerra.

Poderia desenvolver mais este pequeno ensaio, mas o que desejei foi mostrar que continuamos a apresentar uma deficiente Marinha de Guerra para a defesa nas nossas águas territoriais (porque não denominarmos de “Maiombe Azul” ou “Savana Azul”?) e de todos os seus recursos.

Continuamos a ser “visitados” por pesqueiros ilegais que exploram ou se acoitam em águas nacionais – recordo um artigo que escrevi, em para o portal do CEI-IUL “Changing World” (https://blog.cei.iscte-iul.pt/angola-e-a-incipiente-proteccao-maritima-nacional/), sobre esta matéria e que foram detectados e apresados por patrulhas namibianos – e por navios de guerra de outros países que fazem o nosso trabalho; mas que, por certo, farão mais o trabalho deles em defender navios de pesca com quem celebramos contractos de pesca mas que, a maioria das vezes, nada cai nas lotas nacionais.

E, finalmente, para vermos até onde nos apresentamos muito deficientes em termos de Marinha de Guerra e o quanto ela pode, ou poderia, defender os nosso interesses nacionais, basta ver os portais da Marinha de Guerra brasileira (https://www.marinha.mil.br/) e a o portal da nossa Marinha de Guerra (http://mga.ao/) que se mantém em situação de «Portal em manutenção planificada / Desculpe pelos transtornos / Volte sempre!» há imenso tempo.

Precisamos de uma Marinha de Guerra que defenda os nossos interesses nacionais. Conforme afirma o comandante português Nuno Sardinha Monteiro, citado por o Vice-Almirante Valentim A. António, na Revista da Marinha, «As Marinhas são caras e difíceis de edificar. (…) Com efeito, ter uma Marinha é caro, mais, muito caro seria ter duas, e ainda mais caro,  incomensuravelmente mais caro, (…) seria não ter nenhuma» (https://revistademarinha.com/dominio-maritimo-angola/).

Pois, recordemos que há dois ou três anos que vamos lendo que Angola iria comprar 16 ou 17 barcos de guerra, mas não vemos quando chegarão e se chegarão. Recordemos que chegou a haver um princípio de acordo – ou mesmo um acordo – com a Marinha brasileira para equipar a nossa Marinha através da construção de navios em território nacional.

Que se saiba, há na zona de Porto Amboim, uma área naval para isso.

O que parece é que não construímos e não compramos. Preferia que construíssemos através de convénios com marinhas de outros países. Criávamos, de vez, uma boa Marinha de Guerra e daríamos emprego a muitos angolanos.

É certo que a crise económica travou muitas ideias; mas não justifica, de per si, todos os travões, principalmente quando está e jogo a Defesa, a Estratégia e a Segurança Nacionais.

Com a extensão da nossa plataforma continental, com o crescimento da pirataria marítima no Golfo da Guiné, é de todo interesse que tenhamos uma boa e consistente Marinha de Guerra. É cara, é, mas como já foi referida, pior é não ter nenhuma!

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e Pós-Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading