Diário de Viagem

Dia 3: O “Renascimento” cultural e académico angolano em Florenca

Há um “Renascimento” cultural e académico angolano em Florença. Conheci jovens angolanos cultos, educados e com visão de futuro. São um total de 32 estudantes angolanos que estão ao abrigos de bolsas de estudo suportadas pelo Estado italiano. O Estado italiano tem um programado apoio aos estudantes de vários países africanos. Na universidade de Florença existem estudantes de países como os Camarões, Senegal, Nigéria, Togo e de Angola. Um importante programa de formação académica, cooperação e integração cultural, social e académica.
Neste dia 06 de Novembro estive com os estudantes do Departamento de Economia e Ciências Políticas da Universidade de Florença .Foi um encontro de partilha de ideias, experiências e conhecimentos. Temas como: o estado do jornalismo em Angola; a política externa de Angola para as suas diásporas, a operação Resgaste, o momento político em Angola e o primeiro ano de governação do Presidente João Lourenço foram alguns dos temas em debate.
Uma conversa e momentos bem alegres. A prática da crítica e abordagem académica revela um dos traços essenciais destes jovens para quem a “interrogação” mora no coração da palavra. São muitos os contextos que a interrogação pode acontecer e outros tantos que com a pergunta se podem alcançar. Há quem pergunte com natural curiosidade e desejo de saber.
Mas há também a interrogação pérfida dos que procuram exibir o erro ou ignorância do interlocutor para o pôr a ridículo, desautorizar e humilhar. Existem sempre este dois polos na academia, mas no encontro com os estudante angolanos houve sempre uma linguagem clara, fluente, rigorosa e elegante. Foram momentos de elevação, coerência , respeito e humildade.
Fui por eles convidado e jantamos na cantina da universidade. Muitos destes jovens vivem no lar de estudantes situado dentro do recinto universitário. Há uma mistura de várias culturas, povos e pensamentos. É admirável a convivência cordial e pacífica que existe entre eles. Há na Universidade de Florença uma multiculturalidade positiva e até inspiradora.
A comunidade estudantil angolana é respeitada e respeitadora, são miúdos com uma responsabilidade e com a esperança de voltar para o país e darem o seu contributo. Apesar das dificuldades porque estarem num país e cultura diferente, apesar do de estarem longe das suas famílias e da terra, apesar do momento de crise que Angola atravessa ( e até mesmo de uma certa crise política e social na Itália), estes rapazes de Florença conseguem manter uma atitude e postura muito digna do “próprio Mwangolé” ou de um “Angolano Vero”.
Há um “Renascimento” cultura, e académico angolano que está a nascer em Florença. Angola pode ganhar muito se aproveitar estes quadros que Itália já está a formar. Como a maior parte da comunidade estudantil angolana pelo mundo, também os estudantes angolanos em Florença reclamam maior apoio, atenção e acompanhamento do Governo angolano, através da sua Missão Diplomática na Itália. Defendem mais fluidez na comunicação e proximidade nas relações .
Este “património” humano e académico angolano em Florença provoca e promove vários saberes, para o entender na sua plenitude é preciso cruzar vários valores, ideias e projectos. Temos de continuar a caminhada,  de pensar a universidade na diversidade. De promover a arte que sabe distinguir sem excluir, juntar sem eliminar, valorizar sem esquecer o sentido do todo, o pensar aberto com espírito construtivo, interagir com os outros e não ser uma ilha numa sociedade. Promover uma cultura na formação do homem todo, o ser completo, a cultura do permanente sobre o transitório. É preciso compreender e dar a compreender. É um aprendizado permanente.
Obrigado aos amigos Matias Mesquita e José Mesquita da Casa de Angola em Itália pelo convite, apoio e colaboração. Há uma Angola que também acontece em Florença . Uma Angola culta, unida e “renascida “.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading