CronistasMonica Vitt Martins

O tempo e seus momentos!

As coisas boas simplesmente acontecem no momento e tempo certo e, já é dito por aí, que as melhores não acontecem de planos feitos por nós. Por esse motivo, não sou muito de fazer planos e criar expectativas em relação a determinadas coisas na vida, simplesmente, deixo a vida me levar- como cantou Zeca Pagodinho.

E é nessa de não prever as coisas que me tenho dado conta de que há pessoas e lugares que marcam determinados momentos de nossas vidas.

Hoje, venho falar um pouco de um lugar que foi e tem sido o ponto de encontro de muitos momentos  bons da minha vida – a Pastelaria Bolo Rei.

Sou de opnião que este espaço deveria receber uma homenagem pelo seu tempo de existência – lembro-me ainda pequena de ouvir os meus pais e tios  falarem muito bem da pastelaria e referênciarem como uma das melhores da cidade – e também por ser um lugar que já viu muitas histórias de vida acontecerem ali, encontros e desencontros, o surgimento de novas amizades e a destruição de tantas outras, afectos e desafectos, problemas reais e outros fantasiados por pessoas com uma criatividade excepcional de imaginação, acredito ter havido e ainda haver algumas promessas de amor e fidelidade eterna (é o meu coração romântico falando kkkkk) feitas naquele pequeno grande espaço, pequeno pelo tamanho e grande pelas mais variadas histórias que testemunha todos os dias de pessoas dos mais variados extratos sociais, pequenos e grandes filhos desta terra, que por ali passaram e passam ainda.

Ooohh lugar agradável de se tomar um café e comer um bolo, enquanto vais colocando a conversa ou os pensamentos em dia.

É, para mim, um dos lugares de eleição para encontros com amigos dos quais tenho prazer em vê-los e conversar e pretendo que assim continue, porque para as coisas ruins já me basta a rua.

Quantos projectos já terão nascido nesta pastelaria? Creio que muitos, uns bem sucedidos outros nem tanto. Um dos projectos que está nascendo é o que venho desenvolvendo agora, o da escrita. Desafiada por uma pessoa que me seguia, indirectamente, nas redes sociais pela página de um amigo em comum e  porque o destino é imprevisivel, e o que tiver que acontecer acontece no tempo e hora certa, ele acabou por fazer-me um pedido de amizade, segundo ele, por gostar dos meus comentários, acha-los interessantes e bem escritos. Chamou-lhe atenção alguns factores ao “cuscar” o meu perfil,  o que o levou a crer que era alguma escritora ou coisa parecida, perguntando-me de seguida pelo “meu livro”.

Há amizades que surgem como um flash, a forma como és interpelado, o tipo de conversa que se tem, as conscidências que vão surgindo durante o contacto, dá-nos a sensação de já conhecermos a pessoa em algum momento ou há mais tempo, e essa foi uma delas. Dado a boa energia que se gerou durante os contactos virtuais, a ânsia de nos conhecermos pessoalmente só aumentava, e como o tempo é dono de tudo, surgiu o momento ansiado… creio que cada um de nós rezando para não se decepcionar…Tcharaaammm, a mesma energia virtual se tornou real. Viva – pensei comigo mesma- essa é uma das amizades que quero alimentar enquanto nos permitirmos! E como coisas boas têm de ser alimentadas com coisas boas e doces, lá fomos nós caminhando pelas ruas desta agitada cidade, que neste dia até pareceu-me calma, sendo um trajecto contemplado com algumas árvores, a brisa que soprava era tão agradável quanto a conversa que fomos mantendo até chegarmos aonde??? A famosa Pastelaria Bolo Rei, a tal que para mim precisa de ser homenageada.

Pois é, mais uma história de amizade que se iniciava no lugar onde tantas outras já nasceram. Café e bolos pedidos e lá estavamos nós colocando-nos questões para esclarecer o que foi se falando virtualmente, de forma a estruturar bem aquela amizade surgida num local onde se  requer muitos cuidados – o mundo virtual.

Como havia dito atrás, fui desafiada a me dedicar a escrita, e naquela pastelaria foi reforçada a ideia de seguir adiante com esse projecto. Escrever não é uma coisa que me chamasse atenção, embora já tivesse pensado em algumas ocasiões escrever um livro da minha vida (mas quem nunca pensou? kkk), adoro mesmo é ler, isso sim. Bom, quem sabe com esse dasafio, e porque gosto deles, comece a projectar e escrever o “tal” livro?!

E como já comecei mesmo por aqui, talvez em próximas ocasiões e com a permisão do tempo e suas  surpresas, vou continuando a escrever coisas que ache bom partilhar convosco.

Portanto, eu e esse meu amigo – tal como eu do tipo doido dialogante sempre em rotação como a Terra – elegemos a pastelaria Bolo Rei para continuarmos a partilhar, debater os mais variados assuntos e até escrever sobre alguns deles. Porque tudo chega, tudo se transforma e tudo passa… enquanto não passar (e espero que não)  a gente continuará a alimentar a nossa amizade num ambiente agradável e cheio de doces na “nossa” pastelaria,  até porque de amargo já chegam as “malambas” da vida.  

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading