COVID-19Destaques

ONU garante 16 milhões de dólares para combater a covid-19

O coordenador residente da ONU em Angola, Paolo Balladelli, à saída de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, esta terça-feira, anunciou um apoio de cerca de 16 milhões de dólares, complementar ao esforço nacional de combate ao covid-19.

O representante da ONU explicou que a pandemia forçou a reprogramação dos recursos do plano de cooperação com Angola, passando 12,5 milhões de dólares para apoiar a resposta nacional contra a covid-19 e 3,5 milhões para a segurança alimentar das populações nas províncias do Namibe, Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

Balladelli disse que os recursos já estão disponíveis e que servirão para garantir assistência técnica, mediante a transferência de conhecimentos e a criação de capacidades internas, considerando essencial a melhoria dos mecanismos de coordenação com os parceiros.

Paolo Balladelli considerou o estado de emergência uma medida bem pensada e atempada, fundamentalmente, pelo facto de o distanciamento físico ser a arma mais importante para evitar o alastramento do vírus. Sublinhou que o isolamento pode provocar dificuldades económicas e sociais, pelo que defende as transferências financeiras e a aceleração da produção de alimentos, como trigo, mandioca, milho, ovos e galinhas para garantir a segurança alimentar da população e o acesso a água. 

Disse ter discutido com o Presidente João Lourenço a possibilidade da produção interna de máscaras para diminuir a probabilidade de reduzir a infecção, mesmo com meio disponíveis como os panos e feitas em casa.

Falou ainda da necessidade de maior protecção aos profissionais de saúde, bem como de mulheres e crianças. Aconselhou o recurso aos hospitais apenas aos doentes que tenham realmente dificuldades respiratórias, sob pena de serem infectados ou reinfectados.

O alto funcionário da ONU defendeu a aceleração do uso massivo de testes e de isolamento dos indivíduos com positivos confirmados, além de fazer o acompanhamento de pessoas que tiveram contacto com indivíduos expostos. 

Apesar de não haver estudos sobre o comportamento do vírus em África, o representante da ONU espera que condições como a temperatura atmosférica mitiguem o impacto da pandemia no continente.

Paolo Balladelli  exortou ao reforço das medidas de prevenção por receio de um período grave em finais de Abril e em Maio. E apelou ao combate à discriminação de refugiados.

Até ao momento, Angola tem registados  19 casos de covid-19, com quatro recuperados e dois mortos.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading