Notícias

Operação Fizz: Advogado de Paulo Blanco diz que depoimento de Orlando Figueira pôs “em crise a tese da acusação”

O advogado do arguido no processo ‘operação Fizz’ Paulo Blanco considerou que as declarações do ex-procurador Orlando Figueira em julgamento foram “contundentes e de certa forma puserem em crise a acusação”.

“As declarações de Orlando Figueira foram muito contundentes, muito rigorosas e puseram em crise a tese da acusação”, disse João Correia à saída da primeira sessão de julgamento do processo ‘operação Fizz’ que, além de Orlando Figueira, tem como arguidos o advogado Paulo Blanco e o engenheiro Armindo Pires, apontado como o homem de confiança do ex-vice-Presidente de Angola Manuel Vicente.

Segundo João Correia, o depoimento de Orlando Figueira, acusado de ter sido corrompido por Manuel Vicente, “esmiuçou ponto por ponto a acusação” do Ministério Público, que, na opinião do advogado de Paulo Blanco “é muito frágil”.

A estratégia de defesa de Orlando Figueira passa por tentar desmontar os mais de 370 pontos da acusação, alegando que não conhece Manuel Vicente e trazendo à colação que o ex-presidente do Banco Privado Atlântico Carlos Silva e a gestora do BPA Graça Proença de Carvalho podiam ter sido constituídos arguidos.

O processo ‘operação Fizz’ prossegue na terça-feira com Orlando Figueira a rebater os restantes pontos da acusação.

O julgamento começou hoje de manhã com o coletivo de juízes a determinar a separação do processo que envolve Manuel Vicente, após um requerimento da procuradora Leonor Machado e do advogado de defesa do ex-presidente da Sonangol nesse sentido.

Após a separação da matéria criminal que envolve Manuel Vicente, à data dos factos presidente da Sonangol, o processo Operação Fizz, tem como arguidos o ex-procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) Orlando Figueira, o empresário Armindo Pires e o advogado Paulo Blanco.

O processo tem por base acusações a Manuel Vicente de ter corrompido Orlando Figueira para que o então procurador arquivasse dois inquéritos, um deles o caso Portmill, relacionado com a aquisição de um imóvel de luxo no Estoril.

As autoridades angolanas informaram hoje que não foi possível notificar Manuel Vicente das acusações de corrupção ativa em coautoria com Paulo Blanco e Armindo Pires, branqueamento de capitais em coautoria com Paulo Blanco, Armindo Pires e Orlando Figueira e de falsificação de documento com os mesmos arguidos.

O ex-procurador do DCIAP está pronunciado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, violação de segredo de justiça e falsificação de documentos, o advogado Paulo Blanco por corrupção ativa em coautoria, branqueamento também em coautoria, violação de segredo de justiça e falsificação de documento em coautoria.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading