Notícias

Operação Fizz: Portas, Relvas e Durão ajudam relações Portugal-Angola

O Expresso avança que – além dos esforços do executivo português e da presidência da república – Durão Barroso, Paulo Portas e Miguel Relvas reuniram-se com João Lourenço, presidente de Angola.

As relações entre o governo português e o angolano estão tremidas devido à Operação Fizz — embora o Presidente da República diga que “não podiam ser melhores” –, com o executivo de António Costa a suspender as visitas oficias ao país africano. Mesmo assim, o primeiro-ministro António Costa, em Davos, na Suíça, no âmbito do Fórum Económico Mundial, reuniu-se com João Lourenço, o presidente angolano. Em simultâneo, o Expresso avança este sábado que Durão Barroso, Paulo Portas e Miguel Relvas também estão a mexer-se para ajudar a reabilitar a relação entre as nações.

Também em Davos, o antigo primeiro-ministro português e ex-presidente da comissão europeia Durão Barroso reuniu-se com João Lourenço, diz a mesma publicação. Ao seu lado esteve José Luís Arnaut, amigo do presidente angolano e colega de Barroso no Goldman Sachs, que também esteve na reunião na Suíça. A tensão entre os dois países “esteve inevitavelmente na agenda”, diz o mesmo jornal.

Paulo Portas, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, também se reuniu com o chefe de estado de Angola. O encontro que tinham marcado desde setembro finalmente teve uma data e, ocorreu, “oportunamente” na semana passada. O antigo líder do CDS/PP tem defendido que o assunto não é só da Justiça, mas sim um problema entre estados.

Miguel Relvas, o antigo ministro social-democrata dos assuntos parlamentares (que abandonou o cargo graças a uma polémica com equivalências que teve no curso de licenciatura) também picou o ponto em Angola com João Lourenço, tendo-se reunido com com o presidente do país, em Luanda. E depois? Deu uma entrevista à televisão pública angolana onde pediu calma no processo e disse acreditar que Manuel Vicente é inocente.

 Fonte: Observador

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading