ComunidadesDestaquesEconomia

Organizações da Sociedade Civil são-tomense e angolana trocam experiências em monitoria social das finanças públicas

Conhecer de perto o trabalho de campo desenvolvido pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) e dos atores estatais dos sistemas de gestão das finanças públicas de Angola e ter acesso a casos de estudo e boas práticas neste país, é o objetivo da missão dos representantes da sociedade civil são-tomense a Angola. A visita a Angola irá decorrer entre 11 e 14 de fevereiro, e é promovida pelo Pro PALOP-TL ISC, projeto implementado pelo PNUD com financiamento da União Europeia. 

Delegados são-tomenses das organizações Webeto, Centro de Integridade Pública – CIPSTP, a Federação das Organizações não Governamentais de São Tomé e Príncipe-FONG STP, e Plataforma dos Direitos Humanos e Equidade de Género, serão recebidos pelas suas congéneres angolanas, o Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), a Acção para Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), e a Plataforma das Mulheres em Ação (PMA), entidades igualmente parceiras do Pro PALOP-TL ISC na área da monitoria social das contas públicas. 

Esta visita de troca de experiências e aprendizagem entre as OSC são-tomense e as de Angola realiza-se no contexto de cooperação sul-sul e triangular e constitui uma oportunidade para as organizações são-tomenses conhecerem in loco os trabalhos realizados pelas OSC angolanas na área da monitoria social das finanças públicas, com o apoio do Pro PALOP-TL ISC. 

O programa de trabalho prevê encontros com o CICA, ADRA, PMA e outras OSC angolanas que trabalham também no domínio da monitoria social do Orçamento Geral do Estado. A delegação de São Tomé e Príncipe terá ainda a oportunidade de assistir à sessão ordinária da Assembleia Nacional. 

A sociedade civil desempenha um papel fundamental no processo de monitorização das finanças públicas. A sua participação tem vindo a ser amplamente reconhecida e promovida, enquanto parceiro privilegiado das instituições superiores de controlo, fiscalizadoras e do executivo, através de diálogo permanente e de partilha de informações.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading