Cronistas

Os livros e os amigos

O lançamento de um livro é cerimonial que vem do fundo dos séculos. É uma celebração parecida com as antigas avant premières de cinema  e teatro, inauguração de estátuas ou – para quem anda mais envolvido na vida económica – como a  abertura de  fábrica ou butique. Com o passar do tempo e muito mais gente a escrever que no século XVIII ou XIX, esse cerimonial perdeu impacto e muitos editores prescindem dele.

Do ponto de vista da repercussão têm razão. Uma entrevista ou uma resenha impactam muito mais.
Em certos casos, o lançamento dá lugar a debate, mas cada vez menos. Em geral o debate sobre conteúdo de livros aparece quando já foi lido pelos críticos e, às vezes, o debate incide mais na opinião dos críticos que do próprio autor.
Apesar de tudo isto há um aspecto importante nos lançamentos: a reunião de amigos. Há quem prefira em torno duma cerveja ou dum café ou de outras coisas que não vêm ao caso…então, porque não em torno dum livro ? Nos nossos dias surge ainda aquele elemento suplementar constituído pelas postagens  no facebook ou afins. Dá uma certa animação.

Ontem lancei um livro e foi ocasião para rever velhos amigos, ao mesmo tempo que conheci até um filho dum desses amigos, daqueles que fazem parte da história. E conheci algumas pessoas que não conhecia. Por isso valeu  a pena. Não vivo sem meus  amigos e  amigas.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading