Notícias

Paciente angolano operado à carótida com método considerado inovador

O cidadão angolano Rui Alberto Sá “Dibala”, de 77 anos, foi esta semana operado à carótida no Hospital Trofa Saúde Braga Centro.

Uma cirurgia que se distingue pelo facto de ser diferenciada e usar um método considerado inovador. ” É uma cirurgia conceituada para doentes com risco de acidente vascular cerebral (AVC) e altamente diferenciada. Está conceituada em toda a região Norte, particularmente no Minho, mas no sector privado sou o único a fazê-la. Faço com o doente, com anestesia local, o que permite a monitorização neurológica”, explicou João Franklim, responsável pela especialidade de Cirurgia Vascular do Hospital Trofa Saúde Braga Centro.

O mesmo médico acrescentou que este tipo de cirurgia “permite evitar cerca de 40 por cento de casos de AVC” . O facto de se tratar de um método considerado eficaz foi o que motivou o paciente ( um general angolano na reforma), a optar por ser operado em Braga. “Já o ano passado fui operado ao lado esquerdo do pescoço pelo mesmo médico e correu muito bem. O tratamento aqui é muito bom e em Angola não existe esta especialidade . Já tinha ouvido falar deste médico e da sua equipa e resolvi vir para cá”, disse Rui Alberto Sá “Dibala”.

A esposa do paciente, Cristina Odete acrescentou que os profissionais de saúde angolanos “ainda não estão preparados para este tipo de cirurgia. Só seria possível se esta equipa fosse para lá” . Um facto que levou o médico do hospital bracarense a considerar a vinda de Rui Alberto Sá “Dibala” , como “um reconhecimento do bom trabalho que se pratica neste hospital” , disse João Franklim.

Rui Alberto de Sá ” Dibala” , de 77 anos , é general na reforma. Foi um dos operacionais do MPLA e esteve envolvido nas actividades de guerrilha antes da independência de Angola em 1975, altura em que adoptou a alcunha de “Dibala” , nome em kimbundu e que significa careca. “Na guerrilha tínhamos o hábito de termos um segundo nome. Era uma forma de camuflar a nossa presença, de não saberem quem era quem e de manter o anonimato”, disse Sá “Dibala”.

Fonte: Correio do Minho.

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews #angola #portugal #diabala #hospital #operado #mpla

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo