Papa Francisco expulsa do Vaticano ex-cardeal acusado de abuso sexual de menores

kalola Store

O antigo cardeal norte-americano Theodore McCarrick foi expulso do sacerdócio católico-romano depois de alegações de abusos sexual de menores, anunciou o Vaticano este sábado.

Em Julho de 2018, o arcebispo havia renunciado à função de membro do Colégio de Cardeais e o Papa Francisco tinha ordenado a sua reclusão até ao encerramento das investigações.

Este é o primeiro caso de um cardeal norte-americano a ser expulso da Igreja Católica e o primeiro caso de um cardeal a perder o seu título em mais de 100 anos.

A exoneração foi comunicada em avanço à reunião entre chefes da Igreja Católica que acontecerá na próxima semana, de maneira a discutir a crise recente de abusos sexuais na Igreja.

O ex-cardeal McCarrick havia pedido recurso da decisão mas esta foi indeferida, sem hipótese de posterior contestação da medida.

As alegações contra o arcebispo norte-americano dizem respeito a abusos sexuais a menores quando este era Arcebispo de Washington, entre 2001 e 2006, e estava a subir na hierarquia da Igreja Católica.

Fonte: CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.