DestaquesSociedade

Parque de Ciência e Tecnologia será criado em Luanda

“A construção do parque é uma parte do projeto de desenvolvimento de ciência e tecnologia até 2021, com um valor de 100 milhões de dólares [cerca de 88 milhões de euros], com financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento em 90 milhões de dólares [79,3 milhões de euros]”, afirmou à agência Lusa Maria do Rosário Sambo.

“Do ponto de vista financeiro, a parte mais pesada do projeto é a construção deste parque”, salientou a governante angolana.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola adiantou que a construção do parque, junto ao aeroporto de Luanda, “começará logo que o Banco Africano de Desenvolvimento conclua o processo de concurso internacional, que está em fase de seleção dos concorrentes”.

A governante falava à margem de uma visita ao centro de investigação do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, no distrito de Leiria, integrada numa visita de três dias a Portugal de uma comitiva angolana, no âmbito da Semana da Ciência Angola/Portugal.

O projeto divide-se em várias vertentes, entre as quais a oferta de bolsas de estudo de dois anos a meninas de famílias carenciadas a frequentar o ensino secundário nas áreas da ciência e tecnologia, engenharias e matemáticas, ciências físicas e biológicas e de saúde, explicou a ministra.

O programa financia também o apetrechamento de laboratórios das áreas da ciência e tecnologia nas 18 províncias angolanas, a capacitação humana e formação pós-graduada, com bolsas de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos.

Neste âmbito, na segunda-feira, o primeiro dia da visita de três dias, “foi assinado um convénio com a Universidade de Lisboa e o Centro Nacional de Investigação Científica de Angola para que os mestrandos e doutorandos frequentem formações na Universidade de Lisboa”, adiantou.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola lidera uma comitiva que está em Portugal para uma visita de três dias, até quarta-feira, no âmbito da Semana da Ciência Angola/Portugal.

A comitiva visita organismos científicos e universidades portuguesas, com o objetivo de estabelecer intercâmbios com Portugal nos domínios da investigação e formação científica.

Fonte: Lusa



Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading