DesportoDestaques

Participação de Angola no CAN em risco por falta de pagamento de prémio de qualificação aos jogadores e equipa técnica

Numa publicação nas redes sociais divulgada ontem , o jornalista Honorato Silva voltava alertar o país sobre a situação que os jogadores da selecção sénior masculina de futebol têm estado a viver no estágio que efectuam na zona de Aveiro, em Portugal.

“Selecção Nacional ainda não tem data de partida para o Egipto. Por atraso na conclusão do expediente de viagem, a comitiva perdeu a reserva feita para hoje (quinta-feira), na rota Lisboa/Madrid/Cairo, com ligação por estrada à cidade de Suez”, alertava o jornalista na sua página Facebook.

Hoje, sexta-feira, 14 de Junho, os Palancas Negras terão certeza se viajam mesmo no sábado. “Angola é único país, dos 23 visitantes, sem confirmação de chegada, de acordo com fonte próxima à CAF”, diz Honorato Silva na sua publicação.

Uma fonte da Vivências Press News confirmou que acompanha o estágio dos atletas, confirmou que, na manhã desta sexta-feira, 14 de Junho, a situação ainda não estava resolvida e que havia intervenção de várias instituições, incluindo a própria embaixada de Angola em Portugal (através do Sector de Cultura e Desporto), no sentido de encontrar uma “plataforma de entendimento”.

“Os jogadores estão aborrecidos com a situação que estão a viver. A Federação promete e não cumpre, até agora não houve pagamento dos prémios de qualificação e sem isso os jogadores não irão sair de Portugal. Eles [os jogadores] cumpriram com aquilo que lhes foi orientado, agora resta a Federação fazer o seu trabalho. Tudo isso é mau para os atletas e vergonhoso para o país. Não havia necessidade de estarem a passar por”, afirmou hoje a mesma fonte .

Os jogadores e equipa técnica continuam à espera que a FAF regularize os pendentes financeiros, com pagamento das diárias e do prémio de qualificação dados pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

A CAF atribuiu o valor de 500 mil dólares aos Palancas Negras pela sua qualificação ao CAN 2019. Artur Almeida e Silva, presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), confirmou o valor e esclareceu ter recebido garantias de recepção de metade do prémio (250 mil dólares) a qualquer instante e o restante mais tarde.

O prémio de qualificação da CAF, seria pago antes da estreia na competição, a 24 de Junho, frente à Tunísia. Do valor global, 300 mil dólares serão repartidos entre os 23 atletas ( 13 mil dólares para cada um dos jogadores) e 200 mil para os membros da equipa técnica.

O CAN 2019, realiza-se de 21 do corrente a 19 de Julho, no Egipto. Angola está no grupo E, com as selecções da Mauritânia, Mali e Tunísia e começa a campanha no dia 24, frente aos tunisinos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading