DestaquesPolítica

Paulo Pombolo é o novo secretário-geral do MPLA

Paulo Pombolo foi eleito hoje, 15 de Junho, para o cargo de secretário-geral do MPLA. A eleição foi feita durante o VII Congresso Extraordinário do MPLA que teve lugar hoje no Centro de Conferências de Belas em Luanda.

Antigo secretário para a Informação, Paulo Pombolo substitui no cargo, Álvaro de Boavida Neto. Nascido no Uíge, aos 12 de Abril de 1962, Paulo Pombolo exerceu os cargos de primeiro-secretário da JMPLA e de governador da província do Uíge.

Paulo Pombolo foi eleito com 410 votos a favor, 27 contra e 18 abstenções.

“Não vou estar contra o camarada José Eduardo dos Santos”.

A 18 de Dezembro do ano passado, o semanário Expansão publicava uma entrevista em que o então secretário-geral do MPLA, Álvaro de Boavida Neto declarava a sua lealdade ao antigo presidente do partido, José Eduardo dos Santos , atitude que terá agradado o actual líder do partido, João Lourenço.

“Cada cabeça uma sentença, por cada sentença cada um deve responder por ele, por aquilo que faz e diz . Como eu não disse, não vou responder pelos outros. Mas, eu Boavida Neto, nunca em nenhuma circunstância vou estar contra o camarada José Eduardo dos Santos”, disse na altura.

O facto de Boavida Neto ter feito pronunciamentos em “sentido contrário” a estratégia e orientação de João Lourenço, pode ter levado o líder do MPLA a preparar a sua substituição.

“São muitos os motivos positivos que ele deu à pátria. Provavelmente, nós que éramos os seus auxiliares directos, não fomos correctos com ele e criámos essa encruzilhada”, reforçou Boavida Neto na entrevista.

O antigo secretário-geral do MPLA afirmou-se “verdadeiramente independente de pensamento e liberdade”, pelo que, quando estiver em causa a verdade, não hesitará em “confrontar” o presidente do seu partido e da República, no sentido de se evitar os erros do passado.

“Era um afastamento anunciado. Nesta entrevista, Boavida Neto mandou recados para o líder do partido e na sua qualidade de secretário-geral mostrou uma certa lealdade ao anterior líder [José Eduardo dos Santos]. Não se pode agradar dois ‘chefes’ ao mesmo tempo, pior ainda quando são líderes que estão em rota de colisão. Foi ingénuo e agora paga caro por isso. Vai fazer a sua travessia no deserto”, afirmou uma fonte junto do BP do MPLA.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading