CulturaDestaques

Pepetela: “Sua Excelência, de Corpo Presente?” Poder, política e ficção

Ironia e sátira para compreender o presente. Em Sua Excelência, de Corpo Presente, Pepetela toma o pulso às derivas totalitárias que cada vez mais marcam este início do século XXI. Uma história universal, aqui apresentada pelo escritor angolano, já distinguido com o Prémio Camões.

JL : O que é, e o que conta, este seu novo romance, Sua Excelência, de Corpo Presente ?
Pepetela: A acção passa-se em África, num país não especificado. O Presidente está morto, recebendo as últimas homenagens dos que vão ao palácio desfilar perante o seu corpo. Apesar de morto, ouve, vê, entende. Consegue mesmo adivinhar alguns pensamentos dos que o amaram ou odiaram , ou apenas se colaram a ele para obter alguma vantagem, particularmente por parte da sua numerosa parentela, a que herdou (irmãos, sobrinhos, primos) e a que constituiu (mulheres e filhos). Tem tempo para lembrar o passado e nos dar a conhecer como cresceu e chegou ao poder supremo. Cada um com as suas peculiaridades, mas num caminho semelhante aos que outros chefes de Estado construíram. É ocasião para aparecerem os personagens, um a um, perante o seu esquife. E ele tem uma história ou uma lembrança para cada um dos que se destacaram por terem estado próximos. Adivinham-se mudanças com a sua morte e ele reflecte sobre os diferentes cenários possíveis, com a perspectiva de a família enfrentar problemas se a sucessão não for para alguém da sua confiança.

Isso lembra-nos alguma coisa …
Pode-se dizer que a narrativa se inscreve nas que têm saído a esquadrinhar as muitas linhas com que se cose o poder em África. Nas circunstâncias actuais, uma vez que parece entrar-se num novo ciclo negando algumas práticas de poderes absolutos e com diferentes graus de violência, dinastias familiares e pouco controlo por parte das populações sobre o aparelho administrativo, esperemos que o livro ajude a fechar esse ciclo iniciado nos anos 60 do século passado, embora não proponha nenhuma linha de acção nem qualquer recado. Não é um tratado sobre política, apenas um romance.

Como o situa em relação à sua obra anterior?
Tem a ver com alguns livros que escrevi no passado, embora talvez seja mais baseado na política como exercício da chegada ao poder e a sua tentativa de manutenção. Não se situando especificamente em Angola, poderá diferir dos anteriores, mais preocupados em descreverem situações sociológicas reais, tentando pontuar momentos da afirmação da identidade nacional e as contradições a elas ligadas. Suponho que o leitor poderá encontrar, no entanto, a mesma preocupação por certos processos e aspirações e também concordará que se pode falar sério com formas que possam fazer sorrir. Uma das armas do pobre ou do fraco é a ironia e a sátira, porque não usar esse instrumento que está à mão de qualquer um ?

Falou de um possível “novo ciclo”, em África. Há, de facto, mudanças assinaláveis, particularmente em Angola?
Pressente-se uma mudança radical em partes importantes do continente para que as instituições do Estado se adequem aos novos tempos e até a alguns pressupostos necessários a uma inclusão mais clara na globalização, como maior transparência na coisa pública, rigor na luta contra a impunidade e a corrupção, melhor governação. Apesar da grande violência que persiste em algumas regiões, de um modo geral pode dizer-se que há diminuição dos conflitos. Angola inscreve-se nessa tendência continental, mesmo se ténue ainda. Será muito cedo para lançar foguetes, mas não se poderá negar haver essa vontade e reconhece-se uma “brisa nova” soprando para as nossas faces. Que as flores tenham oportunidade de desabrochar e que não percamos ( nós continente, nós país) o comboio da modernidade e do progresso, que parece estar ao alcance da mão, é o meu desejo.

Fonte: Jornal de Letras

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading