CronistasNotícias

Pescando na Lagoa de Catete e Chibondo

Amigo! Vem dai … vamos ver um espectáculo de tradições antigas e que nos dá enorme praxer ao nosso olhar.

Ele encerra a sorte desconhecida feita de usos e costumes da nossa terra, feita de pujança  e luta pela vida, que é sempre uma esperança.
Não sei se ouviste falar, lá para os lados do Luquembo e Quirima, onde o sol prima cintilante e bem redondo, na lagoa de Catete… e a luz do luar com o seu reflexo  banha a  lagoa de Chibondo !

Abre bem esses olhos e vem de alma bem desperta para observares este encanto dos muitos que  a nossa Angola tem,
Deixa por momentos, as lutas e contrariedades, desgostos e vaidades e verás umm espectáculo fantástico, a luz do sol brilhante de Agosto, um reino de calma e paz, onde o trabalho se transforma em pura festa.

Vamos amigo! Confia nas palavras que te digo e parte comigo… vamos respirar com alegria por esses matos acima, comtemplar e admirar a beleza das lagoas de Quirima e Luquembo.
E no dia  combinado e acordado com todo o povo das sanzalas de Sacassamba a Macondo, do Chingui a Catui, gentes do Muembo e de Massava e mais além …
Todo este povo, nesse dia aprazado, reúne as suas canoas e redes, e a modos de romaria, marcham em cantorias tradicionais rumo as lagoas.

Em manhã cedo, ainda com o cacimbo formando um veu, que vai descendo pouco a pouco. A faina principia com vigor e energia, são centenas de pessoas numa azafama e dezenas de canoas que se espalham em forma circular e bem alinhada.
Repara bem amigo,  na graça e nos extraordinário de tudo quanto se vai passar.  A luz do sol já a prometer, as águas da lagoa em convoluções provocada pela azafama de centenas de pessoas e suas canoas, redes lançadas borda fora das canoas paradas e alinhadas em grande circunferência, dando imponência e grandeza a cena.

Canoas que vão fechando o circulo e retendo o peixe nas redes, numa força de braços brilhando e transpirando, pouco a pouco, vão puxando as redes, sempre e acompanhado dos seus cantares… ginga…lenga… Canazambi trás peixe para o povo !!
Gritando… cantando e gesticulando, toda essa gente, debaixo de sol quente, abrasador e que brilha lá nas alturas, dá a paisagem um cenário magnifico e deslumbrante.

As redes  bem esticadas e puxadas, já se vislumbram pequenas cores prateadas do peixe que estremece e tenta numa ânsia de saltos, fugir, escapulir das redes, dando aqui e ali, verdadeiros saltos mortais para as águas da lagoa.
Por fim, canoas carregadas,  é o triunfo de mais uma jornada, onde a luta pela vida e sobrevivência se enche de cor e alegria  de rara beleza.

Amigo… gostaste ?

Acabaste de presenciar  e apreciar uma cena daquelas que ninguém esquece…

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading