DestaquesJustiça

PGR angolana investiga 900 milhões de dólares do empresário São Vicente

A Procuradoria-Geral da República (PGR), em colaboração com as autoridades suíças, está a investigar uma série de casos e negócios que envolvem a seguradora AAA, incluindo os 900 milhões de dólares bloqueados na Suíça, avançou uma fonte da instituição dando a saber que os governos dos dois países estão a trabalhar no envio de cartas rogatórias.

De acordo com a mesma fonte, que reagia às informações sobre o congelamento de 900 milhões de dólares pertencentes ao antigo PCA da seguradora AAA, dissolvida em Fevereiro, Carlos Manuel de São Vicente, a PGR não está a ver apenas a questão do dinheiro apreendido na Suíça, mas também vários casos que ligam a AAA à Sonangol, a trabalhadores e a fundos de pensão.

Sobre os 900 milhões de dólares actualmente bloqueados na Suíça, atribuídos ao antigo presidente da AAA, a fonte confirmou tratar-se, para já, deste valor, podendo ser muito mais, e disse, ainda, que o congelamento das contas foi pedido pelas autoridades angolanas.

“A PGR não está parada. Há um trabalho árduo em curso, em colaboração com as autoridades suíças.” “Há um bom tempo que a PGR tem estado a trabalhar sobre este caso, em colaboração com as autoridades suíças.”

Em Fevereiro deste ano, a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) anunciou a cessação da actividade da AAA seguros, por caducidade da autorização que a habilitava a comercializar produtos de seguros. Num comunicado de imprensa, o regulador observava que a caducidade da autorização para o exercício da actividade resultou da dissolução voluntária deliberada pelos accionistas da AAA Seguros e autorizada pela ministra das Finanças.

A AAA Seguros foi a segunda seguradora mais antiga do mercado, depois da ENSA Seguros, e actuava nos ramos Vida e não Vida. Integrava o grupo AAA Activos, um dos maiores conjuntos empresariais nacionais com participações em diferentes sectores, como a hotelaria.

A liquidação ocorreu sete anos depois de a AAA ter posto fim à gestão de fundos de pensões e de planos de pensões “resultado do fraco crescimento dos activos dos referidos fundos e no âmbito da revisão estratégica de negócios da instituição”. Devido à alegada gestão pouco transparente, em Março de 2016, a AAA foi substituída na liderança do regime especial de co-seguro das actividades petrolíferas (seguro petroquímico) pela ENSA Seguros, mediante o Despacho Presidencial n.º 39/16, publicado em Diário da República, de 30 de Março.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading