DestaquesSociedade

PGR angolana negoceia cooperação em matéria penal com a Suíça

PGR angolana negoceia cooperação em matéria penal com a Suíça.

Para o efeito, de acordo com comunicado da PGR enviado à Lusa, o Procurador-geral da República, general Hélder Pitta-Gróz, deslocou-se hoje à Suíça, liderando uma comitiva que integra ainda a Diretora Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção e a Diretora do Gabinete de Cooperação e Intercâmbio Internacional da PGR.

“A visita enquadra-se no âmbito da cooperação judiciária internacional em matéria penal, onde serão tratados assuntos de interesse comum e preparar a assinatura de um protocolo de cooperação. Com isso, as partes pretendem criar mecanismos institucionais para troca de informação e estabelecer procedimentos de atuação sempre que necessários”, lê-se no mesmo comunicado.

O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou a 20 de outubro, ao fim de pouco mais de um mês em funções, o secretário para os Assuntos Económicos, Carlos Panzo, tendo a PGR divulgado, em simultâneo, que o está a investigar na sequência de um processo precisamente iniciado pelas autoridades suíças.

Segundo uma informação enviada na altura à agência Lusa pela Casa Civil do Presidente da República, Carlos Aires da Fonseca Panzo, nomeado por João Lourenço, foi exonerado do cargo através de decreto presidencial.

Praticamente em simultâneo, a PGR angolana divulgou, em comunicado, que tem em curso um “inquérito para apuramento de uma denúncia sobre factos penalmente puníveis”, nos termos do direito internacional, contra o mesmo cidadão nacional, Carlos Panzo, aberto pelo Ministério Público.

Embora sem adiantar mais pormenores sobre o tipo de denúncia, o comunicado refere que a mesma surgiu do Ministério Público suíço, a partir de um processo iniciado a 05 de março de 2017, visando Carlos Panzo.

De acordo com a PGR, “as informações recebidas não podem, por si só, servir de prova”, tendo em conta o ordenamento jurídico angolano, mas “foi instaurado um inquérito” para “apuramento da verdade material dos factos”.

“Consequentemente, irá endereçar à autoridade denunciante [Ministério Público da Suíça] um pedido de assistência judiciária internacional”, ao abrigo da Lei da Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading