DestaquesJustiça

PGR manda confiscar Instituto de Saúde 3AY de Cacuaco e o Centro de Hemodiálise de Benguela

No âmbito do processo de investigação patrimonial pelos crimes de peculato e usurpação de imóveis, a Procuradoria-Geral da República (PGR), por meio do Serviço Nacional de Recuperação de activos, ordenou na tarde da passada sexta-feira, 24, a apreensão do Centro de Hemodiálise edificado no recinto do Hospital Geral de Benguela e do Instituto Médio Privado de Saúde denominado 3AY, localizado no bairro da Vidrul, no município de Cacuaco em Luanda.

Como fiel depositário, foi nomeado o Ministério da Saúde, representado pelo director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Saúde, António Zacarias da Costa.

“Foi apreendido um imóvel construído com fundos do Estado (Ministério da Saúde) para ser o Centro de Homodiálise em Benguela. O Ministério da Saúde celebrou um contrato com a empresa Organizações RCA &DLA, Lda, representada pela Sr.ª Deolinda Maria Lopes Alberto para Implementação de Unidades de Hemodiálise, mas a empresa apoderou-se do imóvel que foi construído com fundos públicos. Estão envolvidos neste negócio, o antigo ministro da Saúde José Vieira Dias Van-Dúnem e o antigo director de Estudos do Planeamento e Estatística do Ministério da Saúde, Daniel António”, avançou uma fonte da PGR à Vivências.

Num outro mandado de apreensão, a magistrada do Ministério Público e directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos, Eduarda Rodrigues, ordenou que seja apreendido o Instituto Médio Privado de Saúde denominado 3AY, localizado no bairro da Vidrul, no Município de Cacuaco.
Como fiel depositário da apreensão do referido Instituto Médio de Saúde, foi nomeado a Direcção Provincial da Educação de Luanda, segundo a nota do Comunicado da Procuradoria-Geral da República a que a Vivências Press News teve acesso.

Este portal apurou que o Instituto 3AY, antes da sua apreensão tinha como dono o senhor Domingos Bumba, ex-director municipal da educação de Cacuaco, sendo que antes da construção da unidade escolar, no espaço funcionava uma escola do Fundo de Apoio Social (FAS).

Em entrevista à Televisão Pública de Angola (TPA), o ex-director municipal da Educação de Cacuaco Domingos Bumba, que afirmou ser o proprietário da referida instituição nos seguintes termos “Se a PGR, confirmou isso quem sou eu para dizer não”, tendo remetido o assunto para a Direcção Municipal da Educação de Cacuaco para obter o esclarecimento da situação.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading