DestaquesPolítica

PGR poderá averiguar denúncias de Lima Viegas contra MIREX

A denúncia sobre eventuais irregularidades no MIREX, com maior incidência em algumas missões diplomáticas e consulares de Angola, foi feita recentemente pelo ex-inspector -geral da instituição, António Lima Viegas, nas redes sociais.

Questionado sobre o assunto, no termo do encontro entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e responsáveis dos órgãos de comunicação social, o procurador-geral-adjunto da República, Pascoal Joaquim , não confirmou nem negou a recepção das denúncias .

No entanto, referiu que “as denúncias que eventualmente se vêem nas redes sociais são questões que emergem, muitas vezes, sem fundamentos necessários”. Segundo acrescentou, a instituição não vai deixar de desenvolver o seu papel, se o assunto for levado à Procuradoria-Geral da República.

Ainda sobre o assunto, a Directora Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, Inocência Pinto, confirmou à Angop a recepção de algumas denúncias contra o MIREX, tendo realçado que o inquérito não é público.

“Temos conhecimento da situação [do MIREX] e a seu tempo daremos conta do facto”, informou.

A Directora Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção tem, entre outras funções, investigar, por via de inquéritos, actos de corrupção ou de fraudes praticados por agentes públicos.

Por ocasião do Dia do Diplomata Angolano assinalado a 12 de Novembro, o embaixador Lima Viegas, na qualidade de presidente da Associação dos Diplomatas Angolanos (ADA) e durante uma entrevista à Rádio Nacional de Angola, denunciou a “existência de graves injustiças , nepotismo e corrupção” no seio do MIREX.

Dias depois, o Secretário-Geral do MIREX, Agostinho Van-Dúnem , classifica como “muito graves e irresponsáveis ” as declarações do presidente da ADA, Lima Viegas

“As declarações do presidente da Associação dos Diplomatas, terão de ser analisadas, delas seguramente devemos tirar ilações e as devidas consequências. A Direcção do Ministério [MIREX], não deixará de tomar as medidas que se adequarem ao nível da intervenção que foi feita”, disse na altura Agostinho Van-Dúnem , em conferência de imprensa.

Fontes : Angop e VPNEWS.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading