
A polícia deteve em Luanda o principal mentor de um grupo que falsificava comprovativos de testes da covid-19, foi anunciado esta terça-feira pelas autoridades numa nota de imprensa do Ministério do Interior de Angola. Segundo o documento o grupo estava sediado no mercado dos Kwanzas, em Luanda, tendo a detenção do suspeito ocorrido nesse local, depois de uma investigação policial.
A nota acrescenta que o cidadão, de 30 anos, confessou ser o autor de todos os documentos falsos apreendidos e que será presente ao Ministério Público para os procedimentos necessários.
Angola regista, desde Março até à presente data, um total de 1.935 casos, dos quais 88 óbitos, 632 recuperados e 1.215 activos, incluindo cinco doentes em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva e 19 graves.
A província de Luanda é o epicentro da doença e está sob cerca sanitária desde o registo dos primeiros casos no País, com algumas excepções para saída, para as quais é exigida a apresentação de um teste de covid-19.
Em África, há 25.618 mortos confirmados em mais de 1,1 milhões de infectados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.