EconomiaPolítica

Porto do Lobito detectou centenas de trabalhadores fantasmas

Ultrapassado o espectro de falência, o Porto do Lobito, na província angolana de Benguela, detectou centenas de trabalhadores fantasmas, entre os quais figuras conhecidas do MPLA, na sequência de uma operação levada a cabo pelo novo Conselho de Administração nas últimas semanas.

Os atrasos salariais, na base das greves ocorridas na empresa portuária, são associados à existência de gente que não trabalha na folha de funcionários com direito à remuneração.

Cerca de 200 trabalhadores fantasmas terão sido detectados no Porto do Lobito, empresa que chegou a declarar falência devido a baixas no movimento de navios, quando obrigada a recorrer ao crédito bancário até para pagar ordenados.

A operação do sector de recursos humanos vai a meio, mas os dados preliminares, segundo fonte bem posicionada na empresa, indicam que há figuras do partido no poder que recebiam um milhão de kwanzas por mês, quase 4 mil 700 dólares ao câmbio do Banco Nacional de Angola.

Este assunto, sobre o qual a Comissão Sindical promete emitir um pronunciamento quando a operação estiver concluída, levou a VOA a ouvir o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.

“É um assunto para tratar com o presidente do Conselho de Administração, eu não sei de nada’’, frisa Tomás.

Agostinho Estevão Felizardo, há quase dois meses à frente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, adiou um pronunciamento.

“Agora não, falarei oportunamente’’, sustenta o PCA, para mais adiante, após alguma insistência, salientar que ‘’eu falarei depois para dizer não’’.

Nada surpreendido, Afonso Hungulo ‘’Suba Suba’’, antigo deputado à Assembleia Nacional pela UNITA e um dos milhares de ex-portuários expulsos por questões políticas, estará por dentro do assunto.

“Não me surpreende, até porque isso foi pensado há muito tempo. Eles tiraram os próprios e meteram os deles, esses fantasmas… é para aproveitarem o dinheiro. Por exemplo, há muitos que falaram comigo, não estão a trabalhar mas estão a vencer, certamente fazem parte dos fantasmas’’, desabafa ‘’Suba Suba’’.

Dados disponíveis apontam para a existência de cerca de dois mil trabalhadores, que fazem uma massa salarial de 350 milhões de kwanzas/mês, quase 1.700 mil dólares.

Fonte: Voa

One Comment

  1. Se não estou enganado, recentemente um dos ministérios fez os testes de impressão digital mas empresas públicas para “caçar” estes fantasmas. Deveria se pronunciar agora, como o sistema foi enganado (se é que foi) por estes fantasmas que surgem agora. Estamos (povo) a ser tratados como bonecos e sem respeito da parte de quem governa.
    1- Olhem para as estradas e o aumento da taxa de circulação, ninguém venho dizer onde e como aplicar este dinheiro.
    2- Olhem para as reclamações das empresas de seguro automóvel, cobram e vendem seguros mas na altura de te assegurar fogem com todas desculpas possíveis e ninguem (governo, polícia ou defesa do consumidor) intervém.
    3- Nao vou falar dos Lexus.
    4- Olhem pelos anos de pena pra quem roubou o dinheiro da malária, assassinando nossas criancas e olhem pra pena de quem roubou uma galinha (este último nem é julgado mas sim esquecido na cadeia).

    Temos de mudar este quadro.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading