DestaquesEconomia

Porto do Namibe bate record de exportação de rochas ornamentais

O Porto do Namibe registou na última semana de Março do ano em curso, a maior operação de exportação de rochas ornamentais desde a sua existência que remonta ao ano 1954.

Foram no total 52.650 toneladas de granito à granel com destino ao Porto de Xiamen, República Popular da China, sendo o exportador a empresa angolana Hipermaquinas.

As operações de embarque tiveram início no Terminal comercial, operado pela Concessionária Sogester, no dia 22 de Março e devido a limitação do calado disponível, a embarcação foi transferida para o Terminal Mineraleiro do Saco – Mar, cujo calado é superior à 18 metros no sentido de se concluir com as operações.

O navio cargueiro denominado HG Sydney de 199 metros de comprimento, de bandeira Liberiana, agenciado pela Seatrade, permitiu a realização desta mega operação que superou o maior registo até então de 17.288 toneladas exportadas numa das operações realizadas em 2017.

De referir que a exportação de rochas ornamentais, representa cerca de 90% do volume de mercadorias movimentadas pelo Porto do Namibe. Em função deste acontecimento, outros exportadores de granito manifestaram interesse de realizar operações do gênero fruto da crescente procura desta matéria-prima no mercado internacional.

Face ao crescente volume das exportações, foram recentemente desembarcadas e instaladas no Terminal Comercial do Porto do Namibe, duas gruas móveis (Liebherr) de movimentação de carga que irão proporcionar maior celeridade neste processo, reduzindo desta forma o tempo de operação dos navios e consequentemente a redução das despesas de escala e dos fretes.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading