Portugal apoia com 200 mil euros bolsas para seis cientistas da CPLP

kalola Store

Luís Faro Ramos falava aos jornalistas à margem da reunião do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na cidade da Praia, Cabo Verde.

Em relação à última reunião do Instituto, realizada no ano passado, o diplomata sublinhou as “novidades”, nomeadamente a nova direcção assumida pela Guiné-Bissau.

“Portugal congratula-se muito com este facto porque a Guiné-Bissau estava de algum modo ausente dos trabalhos do IILP agora está representado ao mais alto nível”, disse.

O presidente do Camões enfatizou o interesse de Portugal em “dinamizar o IILP” e recordou que, “há pouco tempo”, fez “uma contribuição extraordinária de 200 mil euros para o Programa de Bolsas: Cientista convidado do IILP”.

Com o apoio português, o IILP vai atribuir bolsas anuais a investigadores de países da CPLP.

“A ideia é, durante três anos, dois cientistas serem convidados a desenvolver os seus projectos aqui no IILP, por dois anos, num total de seis”, adiantou.

O programa, que vai ser lançado “dentro de pouco tempo”, é aberto a nacionais de todos os países da CPLP e visa preferencialmente o desenvolvimento da investigação na cidade da Praia, onde funciona o IILP.

“Esperamos com esta contribuição ajudar a dinamizar as actividades do instituto que tem desenvolvido projectos de grande interesse na área da promoção da língua”, afirmou Luís Faro Ramos.

E acrescentou: ” O IILP é a instância adequada para , no âmbito da CPLP, promover a nossa língua comum”.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.