Portugal: Correio da Manhã considera João Lourenço a segunda figura internacional de 2017

Numa edição especial denominada ” Figuras e Factos 2017″ publicada no último dia do ano, o jornal Correio da Manhã considera João Lourenço, Presidente de Angola como segunda figura internacional do ano de 2017.

Numa lista liderada por Donald Trump, Presidente dos EUA, o Presidente angolano supera mesmo Emmanuel Macron, Presidente francês, no chamado Top 3 de figuras internacionais selecionadas pelos jornalistas do Correio da Manhã.

“Em três meses, João Lourenço apagou o legado de quase 40 anos de Eduardo dos Santos. Fez 300 exonerações, exonerou 30 generais e afastou os filhos do ex-presidente. Tentou provar que não há intocáveis, mas até onde o deixarão ir?”, escreve o jornalista Alfredo Leite .

Com o título: ” O rosto da reforma. Combate à corrupção atinge tudo e todos”, o Correio da Manhã refere que :

“Quando João Lourenço prometeu, no discurso de posse, combater a corrupção que grassa nas instituições do Estado, poucos imaginariam que o recém-eleito presidente angolano iria tão longe em tão pouco tempo. Até porque João Lourenço não se limitou a decapitar, demitindo e substituindo parte significativa da hierarquia da administração pública e do sector empresarial do Estado. O Presidente de Angola ousou apear familiares do líder cessante dos cargos que ocupavam, fazendo crer que ‘intocável ‘ é um ímpeto que já não se aplica a José Eduardo dos Santos e aos seus”.

Já a eleição de João Lourenço para o cargo de Presidente de Angola surge como o terceiro positivo mundial em 2017. Sendo superado apenas pelas eleições de Emmanuel Macron para o cargo de Presidente de França e de António Guterres para o o cargo de Secretário-Geral da ONU. E o Correio da Manhã escreve mesmo que :

” Novo presidente angolano mostrou coragem e independência ao afastar os filhos do antecessor e outras figuras do passado. Merece o benefício da dúvida “.

De recordar que a eleição de João Lourenço para o cargo de Presidente de Angola, foi considerada pelos jornalistas do semanário Expresso como o acontecimento internacional de 2017.

1 comments

Joao Lourenco the angolan president has shawn to the angolan and rhe world, he’s the right chosen president. Actually he has put away all bad governance of previous corrupted president Jose Eduardo dos Santos. He is bringing back the confidence of the people in order to properly share the revenue of this rich country Angola. We appreciate him indeed.

Deixe o seu comentário