DestaquesMundo

Portugal e Cabo Verde criam junta médica mista para melhorar transferência de doentes

Portugal e Cabo Verde vão criar uma junta médica mista para tornar mais eficiente o processo de envio e tratamento de doentes cabo-verdianos em estruturas de saúde portuguesas, disse a directora-geral de saúde de Portugal, Graça Freitas.

“Estamos a constituir uma junta médica mista em que os médicos de Cabo Verde que residem e trabalham em Portugal junto com médicos portugueses analisam os processos das pessoas que já foram tratadas para decidir a sua integração em Cabo Verde o mais precocemente possível”, disse Graça Freitas.

A directora-geral de Saúde falava aos jornalistas, na cidade da Praia, onde participa no Fórum Nacional de Saúde e Segurança Social, que decorre esta quinta-feira e sexta-feira. Para Graça Freitas, as novas juntas vão possibilitar que um doente tratado em Portugal possa regressar para fazer o seguimento em Cabo Verde, cumprindo os mesmos protocolos e com a garantia de poder voltar a Portugal se necessitar.

“Estamos a trabalhar juntos para agilizar um processo que será bom para os cidadãos de Cabo Verde, que vão ter acesso a cuidados médicos, mas voltando depois à sua terra. Reduz custos e evita sobretudo o afastamento demasiado grande da família”, disse.

Graças Freitas considerou “muito boa” a capacidade instalada de médicos e enfermeiros em Cabo Verde, destacando, nomeadamente, a capacidade existente no país de fazer o seguimento dos doentes oncológicos.

“Uma pessoa que vá a Portugal fazer tratamento oncológico e depois fique bem, mas precise de fazer seguimento, se calhar não precisa de fazer esse seguimento em Portugal, uma vez que o protocolo é o mesmo e pode ser seguida por médicos de Cabo Verde “, exemplificou.

A directora-geral da Saúde disse ainda que os dois países estão a trabalhar ao nível das juntas médicas que em Cabo Verde avaliam os doentes para os mandar para tratamentos em Portugal.

“Viemos discutir com as autoridades como é que em Cabo Verde podem ser melhorados os processos antes de as pessoas irem para Portugal. Capacitar as juntas médicas e os profissionais de Cabo Verde para quando tomam a decisão de evacuar uma pessoa o processo ir muito bem instruído”, disse.

No último ano foram transferidos para Portugal 730 doentes cabo-verdianos para Portugal, segundo Graça Freitas.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading