Notícias

Portugal: Exportações para Marrocos e Angola caem 22,9% e 17,5% em novembro

As exportações para Marrocos e Angola registaram quebras de 22,9% e 17,5%, respetivamente, em novembro do ano passado face ao mês homólogo de 2016, enquanto as importações que mais diminuíram foram do Reino Unido e China, revela o INE.

Apesar de, em geral, as exportações terem aumentado, diminuíram no mês de novembro para Angola e Marrocos, passando de um total de 200 milhões de euros para 165 milhões de euros no primeiro país e de 70 para 56 milhões de euros no segundo, de acordo com as estatísticas do INE sobre o comércio internacional, hoje divulgadas.

Por seu lado, os principais países de destino, tendo em conta as subidas face a 2016, foram em novembro passado Espanha, França e Alemanha, onde os acréscimos foram de 10,4%, 18,9% e 17,9%, respetivamente.

No que toca às importações, a tendência em novembro passado também foi para subidas, ainda que as compras ao Reino Unido e à China tenham baixado face a 2016.

Nestes países, o montante total passou de 158 milhões de euros para 151 milhões de euros (no Reino Unido) e de 149 milhões de euros para 146 milhões de euros (na China).

Aludindo aos países fornecedores, o INE adianta que Espanha e Alemanha apresentaram os maiores aumentos de importações em novembro passado relativamente ao mês homólogo de 2016, com subidas de 9,5% e de 11,8%, respetivamente.

O INE destaca ainda o aumento de importações do Brasil (mais 186,8%), justificando que se deve “à aquisição de combustíveis minerais”.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading