DestaquesSociedade

Portugal: GNR desmantela rede internacional de contrabando de tabaco com origem em Angola

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o grupo transportava o tabaco por via aérea de Angola para Portugal e para outros países europeus, tendo provocado um prejuízo ao Estado português de 2,7 milhões de euros por evasão fiscal.

Na terça-feira, militares do destacamento de Acção Fiscal de Lisboa cumpriram quatro mandados de detenção e realizaram 17 buscas, das quais 14 domiciliárias e apreenderam 156.946 cigarros de várias marcas, mais de 41 mil euros, 19 equipamentos informáticos e dois veículos. Até ao momento, a rede já traficou mais de 2,5 milhões de cigarros a partir de Angola.

Na Operação Mambo, foram detidas quatro pessoas, e constituídos mais cinco arguidos “que se dedicavam à introdução fraudulenta, à margem do controlo das autoridades aduaneiras, de tabaco em território nacional, sendo os distritos de Lisboa e Setúbal, os principais locais de distribuição”, refere a nota.

Os quatro detidos estão indiciados por contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificada, associação criminosa e de fraude fiscal, tendo ficado dois em prisão preventiva por determinação judicial.

Os outros dois estão obrigados ao pagamento de caução, proibição de sair do país e proibição de contactarem entre si e com os restantes arguidos do processo.

Fonte: Lusa.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading