Portugal: Isabel dos Santos pode estar na corrida pela Media Capital, que detém a TVI

A informação que já está a ser veiculada pela imprensa portuguesa coloca como principais candidatos à compra da Media Capital a Sonae, de Belmiro de Azevedo e o grupo francês Altice, que adquiriu recentemente a portuguesa Portugal Telecom (PT).

A Sonae, ao que tudo indica, apesar de ser dona do jornal Público, tem como principal motivação para comprar a Media Capital, a sua participada NOS, onde está com 26%, com o restante capital na posse da empresária angolana Isabel dos Santos, fazendo, do ponto de vista da criação de sinergias no negócios, todo o sentido a junção NOS/Media Capital.

A Media Capital é dona da TVI, o canal generalista mais visto em Portugal,contando ainda com a TVI 24, no cabo, as rádios Comercial e a M80, na internet a IOL e na distribuição de filmes a Castello Lopes Multimedia, constituindo um conglomerado único nesta área em Portugal. 

A entravar esta disputa podem estar os 450 milhões de euros que, segundo o Jornal de Negócios, é o valor que a Prisão está a pedir pela Media Capital. 

Em Angola, a TVI tem fortes relações institucionais com a TV Zimbo. Tendo participado activamente no processo que resultou no lançamento daquela que éva primeira televisão privada em Angola, em 14 de Dezembro de 2008. A cooperação entre as duas instituições abrange também áreas como a da formação técnica e profissional. 

Em março deste ano, um grupo de quatro profissionais da estação televisiva angolana, participou de acções formativas que decorreram nas instalações da TVI e estiveram inseridas nos acordos de cooperação  existentes entre as duas instituições . 

Fontes: Jornal de Negócios, Novo Jornal.