Notícias

Portugal: Isabel dos Santos pode estar na corrida pela Media Capital, que detém a TVI

A informação que já está a ser veiculada pela imprensa portuguesa coloca como principais candidatos à compra da Media Capital a Sonae, de Belmiro de Azevedo e o grupo francês Altice, que adquiriu recentemente a portuguesa Portugal Telecom (PT).

A Sonae, ao que tudo indica, apesar de ser dona do jornal Público, tem como principal motivação para comprar a Media Capital, a sua participada NOS, onde está com 26%, com o restante capital na posse da empresária angolana Isabel dos Santos, fazendo, do ponto de vista da criação de sinergias no negócios, todo o sentido a junção NOS/Media Capital.

A Media Capital é dona da TVI, o canal generalista mais visto em Portugal,contando ainda com a TVI 24, no cabo, as rádios Comercial e a M80, na internet a IOL e na distribuição de filmes a Castello Lopes Multimedia, constituindo um conglomerado único nesta área em Portugal. 

A entravar esta disputa podem estar os 450 milhões de euros que, segundo o Jornal de Negócios, é o valor que a Prisão está a pedir pela Media Capital. 

Em Angola, a TVI tem fortes relações institucionais com a TV Zimbo. Tendo participado activamente no processo que resultou no lançamento daquela que éva primeira televisão privada em Angola, em 14 de Dezembro de 2008. A cooperação entre as duas instituições abrange também áreas como a da formação técnica e profissional. 

Em março deste ano, um grupo de quatro profissionais da estação televisiva angolana, participou de acções formativas que decorreram nas instalações da TVI e estiveram inseridas nos acordos de cooperação  existentes entre as duas instituições . 

Fontes: Jornal de Negócios, Novo Jornal. 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading