ComunidadesDestaquesNotícias 2018

Portugal: Médica do hospital Amadora-Sintra cobra partos a angolanas

Uma médica do Hospital Amadora-Sintra está a ser investigada por alegadamente cobrar uma comissão pelos partos que assiste a mulheres angolanas, que não têm acesso ao Serviço Nacional de Saúde. O caso foi denunciado pela RTP esta sexta-feira e será desenvolvido no programa Sexta às 9. As perguntas da RTP terão levado aquela unidade hospitalar a abrir um inquérito interno e a comunicar o caso ao Ministério Público (MP).

A investigação da RTP, que teve acesso a uma série de registos médicos assinados pela médica Joana Neto, conseguiu chegar a uma mulher que garantiu ter pago cerca de 590 euros pelo parto ao hospital e 800 euros à médica que a acompanhou. Um valor acima do que está estabelecido na tabela de preços a cobrar pelos hospitais a quem não tenha segurança social portuguesa: são cerca de 590 euros num parto normal e de 900 se for cesariana. Nada mais .

A RTP ligou então para a própria médica que, por telefone, explicou que não tendo sistema de saúde os valores a cobrar variavam entre 1.500 euros por um parto normal e 2.000 para uma cesariana , em termos acordar pessoalmente.

Quando confrontada, Joana Neto afirmou que essa prática era conhecida em todo o serviço de obstetrícia, incluindo pela sua responsável . Já a administração do hospital acabou por enviar uma resposta por escrito aos jornalistas referindo que nunca tinha tido queixas, mas que iria avançar com um inquérito interno e comunicar o caso ao Ministério Público.

De acordo com a RTP, Joana Neto terá apresentado a sua demissão na manhã desta sexta-feira.

Fonte: RTP.

One Comment

  1. Essa médica é portuguesa natural de Angola. Deixem de estar a sujar os angolanos por serem negros. Isso é crime de racismo.O certo seria dizerem medica portuguesa.
    Quando vao investigar e apresentar na Comunicaçao Social dos médicos portugueses que recebem comissao de laboratorios por receitar os seus medicamentos. O primeiro filho da doutora Joana Neto, um jovem que veio estudar para Portugal com a mae. O jovem foi assassinado e nao houve qualquer reportagem sobre esse assassinato feito por portugueses. A doutora Joana Neto é uma mae que foi alvo do crime portugues organizado. Deixem a vida da senhora em paz.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading