Portugal: Novo Embaixador de Angola entrega credenciais no dia 11 de Julho

O novo Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca, chegou há cerca de duas semanas à Lisboa, tendo sido já apresentado aos funcionários da missão diplomática de Angola em Portugal. Um dos momentos mais aguardados da sua agenda será na próxima quarta-feira , dia 11 de Julho, quando for recebido em Belém pelo Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, para a apresentação das cartas credenciais.

Este será um momento importante para o estreitar de relações entre os dois países, que culminará com a visita já programada do primeiro-ministro português António Costa a Luanda. Uma visita cuja data ainda não foi oficialmente confirmada mas que já foi garantida pelo próprio Presidente angolano, João Lourenço.

Esta quarta-feira, em Estrasburgo, João Lourenço disse que a visita de António Costa a Angola acontecerá ainda este ano, e que não está dependente do processo Manuel Vicente.

O novo embaixador de Angola em Portugal já elegeu como prioridades a consolidação das relações de cooperação entre os dois países, cujas relações abrem agora “um novo capítulo”, depois do “clima menos bom” vivido entre os dois Governos, disse Carlos Alberto Fonseca, depois de nomeado pelo Presidente angolano.

Em 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países, Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca é o nono Embaixador de Angola em Portugal . Depois de Adriano Sebastião (1978-1982); Fernando José Dias de França Van-Dúnem (1982-1985); Mawete João Baptista (1985-1989); Rui Alberto Vieira Dias Mingas (1990-1995); José Gonçalves Mateus Patrício (1995-1999); Osvaldo Serra Van-Dúnem (2000-2002); Assunção Afonso de Sousa dos Anjos (2003-2009) e José Marcos Barrica (2009-2018).

Deixe o seu comentário