Portugal: Silva Ribeiro é o novo Chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas

kalola Store

Um estratega, de “consensos”, que deverá imprimir “nova dinâmica” às Forças Armadas. António Silva Ribeiro, 60 anos, Chefe do Estado -Maior da Armada, foi formalmente proposto ao Presidente da República, pelo Governo, para Chefe do Estado Maior -General das Forças Armadas.

Marcelo Rebelo de Sousa dá o aval e a tomada de posse deverá ter lugar a 1 de março.

A chefia conjunta dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) regressa a um almirante 11 anos após a saída de Mendes Cabeçada. Silva Ribeiro substitui o general Pina Monteiro, que atinge o limite de 66 anos.

Silva Ribeiro é conhecido pela “atenção pessoal ” que “sempre teve ” com as pessoas sob o seu comando, descreve um marinheiro .

Natural de Pombal, Silva Ribeiro é casado e tem dois filhos. Especializado em Hidrografia, foi comandante-geral da Polícia Marítima e director operacional da secreta militar: em Timor-Leste montou comunicações da resistência nas montanhas e “passou” um telefone satélite para Xanana na prisão de Cipinang. Imprimiu nova dinâmica à Marinha, “com reflexos na operacionalidade e recrutamento que se vão prolongar por anos”, conta um oficial superior.

É catedrático com vasta obra publicada sobre Estratégia, Ciência Política e História. 44 anos depois de ter entrado para a escola naval, o almirante António Silva Ribeiro, alcança o topo da hierarquia nas Forças Armadas portuguesas .

Fonte : CM

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.