DestaquesEconomia

Portugal: Sonangol prepara saída da Galp

A petrolífera angolana quer desfazer-se do investimento na empresa portuguesa. Porém, a necessidade de vender a curto prazo e os diferendos com a acionista Isabel dos Santos podem ser um entrave.

A Sonangol poderá estar definitivamente de saída do capital da Galp. De acordo com o Jornal de Negócios, a petrolífera angolana já está a negociar a venda da sua posição indireta na empresa portuguesa — através da Amorim Energia — com grandes companhias internacionais do setor. Um processo em que o preço parece ser o ponto mais sensível das conversações para chegar a um acordo.

A decisão de vender a fatia de capital que lhe garante uma participação indireta na Galp é justificada pela nova política da empresa estatal angolana, que passa por libertar-se de investimentos noutras companhias, e assim conseguir inverter os resultados financeiros e sair do vermelho. Numa fase posterior, o objetivo é converter a Sonangol na Agência Nacional de Petróleos, concentrada na atribuição de concessões e na regulação de mercado e, gradualmente, menos envolvida na exploração e produção de petróleo.

A participação da Sonangol na Galp é indireta: a petrolífera angolana controla 60% da Esperaza, juntamente com a empresária e filha do ex-presidente de Angola, Isabel dos Santos, que detém os outros 40%. Esta parceria angolana partilha depois (com 45%) o capital da Amorim Energia com a família Amorim (que tem os restantes 55%) e é esta holding que tem uma posição de 33,34% na petrolífera portuguesa — indiretamente, os angolanos controlam 15% da Galp, participação que estará avaliada em cerca de 2,2 mil milhões de euros.

O preço e a necessidade de vender a curto prazo parecem, para já, ser as principais barreiras a um acordo de venda. A família Amorim já terá conhecimento das negociações e deverá dar o ok ao negócio. Mais complicado, porém, poderá ser o processo com Isabel dos Santos com quem a Sonangol, além de partilhar o controlo da holding Esperaza, tem mantido uma relação conflituosa desde que a empresária angolana foi exonerado da presidência da petrolífera.

Isabel dos Santos já fez saber que pretende manter o investimento na Galp, num negócio que já existe desde 2006. Este foi o ano em que a Sonangol se tornou acionista da Galp depois de um acordo com o empresário Américo Amorim validado pelo então governo de José Sócrates. A prioridade era impedir que a italiana Eni ganhasse o controlo da petrolífera portuguesa, contribuindo assim para a criação da Amorim Energia e para a entrada da Sonangol na Galp.

Fonte: Observador

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading