Portugal vai distinguir o melhor professor com 30 mil euros

Chama-se Global Teacher Prize Portugal, é considerado o Nobel do ensino e pretende destacar, pela primeira vez, o professor mais inovador do País. O objectivo é valorizar a profissão e o seu papel no desenvolvimento. O prémio distingue o professor que tenha desenvolvido soluções inovadoras para lidar com os desafios em contexto escolar, mostrando a eficácia dos métodos aplicados em sala de aula.
“Queremos destacar o professor que leve os seus alunos a desenvolverem ao máximo as suas capacidades, de forma a participarem activamente na vida pública”, disse Álvaro Laborinho Lúcio, presidente do júri.
O professor que apresentar o melhor projecto irá receber 30 mil euros. As candidaturas online abriram na terça-feira, dia 06, e decorrem até 10 de Março. Os finalistas serão anunciados a 19 de Abril e o grande vencedor é escolhido a 3 de Maio.
O vencedor português será depois automaticamente apurado para o concurso a nível global, cujo prémio é de um milhão de dólares e que conta já com três edições.
Podem concorrer docentes de todas as áreas e de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao décimo segundo ano, quer trabalhem em estabelecimentos públicos ou privados.
O prémio são de 30 mil euros. Desse valor, 15% é para ser usado como o professor quiser e o resto é para ser pago a dois ou três anos para que se possa implementar, investir ou começar algo de novo .
Fonte: Observador