ComunidadesDestaques

Portugal: Visita de Rui Rio a Angola é “bofetada política” de Luanda ao Governo português

Comentador da SIC Marques Mendes diz que Luanda mantém “relação preferencial com o PSD” face ao PS e que foi Angola a preparar visita de Rui Rio. E acusa Banco de Portugal de proteger os grandes devedores da banca.

“Uma bofetada política no Governo.” Foi assim que Luís Marques Mendes classificou a viagem do líder do PSD a Luanda. Rui Rio antecipou-se ao primeiro-ministro e conseguiu ser o primeiro responsável português a encontrar-se com o Presidente angolano depois de encerrado o caso Fizz.

No seu comentário habitual de domingo, o antigo líder do PSD analisou a viagem de Rio, que considerou ter ocorrido em circunstâncias pouco comuns. A viagem foi “claramente” organizada por Angola e não por Rio, disse. “Isto não é nada normal. Não é normal uma visita combinada completamente em segredo e em antecipação à viagem do primeiro-ministro”, declarou Marques Mendes. Para o comentador, o simbolismo é claro: “Angola usou Rui Rio para dar uma bofetada política ao Governo português”.

A viagem revela que para o regime angolano “a relação política preferencial em Portugal é com o PSD e não com o PS”, como já ocorreu no passado. A isso, Marques Mendes junta uma segunda interpretação: mesmo tendo desaparecido o “irritante” do caso que envolve Manuel Vicente (ex-vice-presidente de Angola), continua a existir um diferendo entre Angola e o Governo português.

Questionado sobre a presença da lobista Manuela Souto na reunião com o Presidente angolano, noticiada pelo Expresso este sábado, o comentador classificou-a como mais um elemento de “estranheza” sobre esta viagem. “Acho estranho que depois dessa notícia ter vindo a público o PSD ainda não ter dado um esclarecimento e desmentido a acusação implícita que vem na notícia.”

Elogios a Marcelo, avisos a Santana e críticas ao Banco de Portugal

Ainda sobre a vida interna do PSD, Marques Mendes abordou também a notícia dada pelo próprio Pedro Santana Lopes em entrevista à Visão, de que Santana poderá estar de saída do partido e a caminho de fundar a sua própria força política. Para o comentador da SIC, tal atitude seria um erro: “Acho que se vai arrepender a prazo”, vaticinou Marques Mendes, apontando o facto de Santana não ser uma novidade no panorama político nacional — “Santana Lopes é tudo menos novidade” — que não deverá conseguir levar consigo “nenhuma figura relevante do partido”, entre outros motivos.

Já relativamente a outra figura do PSD, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes desfez-se em elogios a propósito do encontro com o Presidente norte-americano. “Foi Marcelo no seu melhor”, destacou o antigo líder do PSD, que destacou o facto de Marcelo ter dominado o encontro e secundarizado Donald Trump, sem “qualquer tipo de subserviência”.

O comentário semanal de Mendes incluiu ainda uma reflexão sobre o parecer do Banco de Portugal contra a divulgação dos grandes devedores à banca. Marques Mendes deixou duras críticas e acusou o Banco de Portugal de ter uma reação “corporativa” e “obsoleta” e de proteger os grandes devedores que exibem muitas vezes sinais de riqueza. Questionado sobre se tais declarações não podem ser interpretadas como populistas, Marques Mendes respondeu: “Estes comportamentos é que alimentam os populismos, eu estou a denunciá-los.”

Fonte: Observador

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading