Destaques

Português Miguel Geraldes vai liderar a Unitel

O português Miguel Geraldes vai ser o novo director-geral da Unitel, operadora angolana de telecomunicações, em substituição de Antony Dolton. A decisão foi tomada durante a assembleia-geral da empresa que decorreu esta terça-feira em Luanda.

O novo conselho de administração para o período entre 2019-2021 passará a ser constituído por Isabel dos Santos, Amílcar Safeca, Miguel Geraldes, João Boa Quipipa e Luiz Rosa.

Miguel Geraldes era, até agora, representante dos chineses da Huawei na África do Sul. Antes disso, durante nove anos, havia sido managing director da MTC Namibia, a operadora telecomunicações namibiana.

Miguel Geraldes foi o homem da PT na Namíbia, quando a operadora portuguesa entrou em 2006 na MTC, operadora móvel daquele país. Quando estes activos de África foram incorporados na Oi, em 2014, quando ainda se estava a operar a combinação de negócios entre a PT e a Oi.

A MTC, na altura da PT, estava sob a holding Africatel que tinha como sócio o fundo Helios e que iniciou uma guerra por estes activos com a operadora brasileira. Em 2016, a Helios, através da filial Samba, chegou a acordo com a Oi, tendo ficado com a MTC na Namíbia.

No ano seguinte, Miguel Geraldes, que antes de ir para a Namíbia esteve toda a carreira na TMN (operadora móvel da PT), transitou para a Huawei.

“Foram reconhecidas pelos accionistas as capacidades e qualidades técnicas dos administradores cujo mandato cessa, reconhecendo ainda que, no exercício do referido mandato, a actuação do Conselho de Administração se pautou por princípios de boa-fé, tendo em vista a prossecução dos interesses da Unitel”, refere o comunicado.

A Unitel é detida, em partes iguais de 25%, pela Vidatel, de Isabel dos Santos, a Mercury, da Sonangol, a PT Ventures, controlada pela Oi, e Geni, do general Leopoldino Fragoso do Nascimento.

Os últimos três anos da Unitel têm sido marcados por um conflito com a Oi, a qual reclamava o pagamento de dividendos em atraso.

Em Fevereiro deste ano um tribunal arbitral de Paris deu razão à operadora brasileira, obrigando os restantes accionistas angolanos da operadora a pagarem-lhe 600 milhões de dólares.

Na altura, em reacção a esta decisão, a Unitel considerou a decisão do tribunal como uma meia vitória na medida em que a Oi reclamava o pagamento de três mil milhões de dólares.

O comunicado desta terça-feira é omisso em relação à disputa que envolve a Oi e a Unitel.

Fonte : Jornal Negócios

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading