Destaques

Portugueses levam Facebook a tribunal

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) avançou na passada semana (dia 26 de Novembro) para tribunal com uma queixa contra o Facebook, em que exige indemnizações para os milhares de portugueses que foram afectados pelo uso indevido dos seus dados.

Segundo a associação de defesa do consumidor, cada lesado tem direito a, pelo menos, 200 euros por cada ano desde a data de adesão à rede social. Considerando que o Facebook chegou a Portugal em 2008, o valor poderá chegar aos 2 mil euros para os utilizadores que têm perfil desde esse ano.

Num comunicado partilhado no site oficial, a DECO explica que os consumidores que pretendam juntar-se neste processo contra a rede social de Mark Zuckberg “devem preencher o formulário disponível” online, e já existem 16.000 inscritos. E alerta que os utilizadores que não se inscreverem “podem ter de contactar o Ministério da Justiça para verem os seus créditos reconhecidos”.

Esta não é uma acção isolada da DECO. As suas congéneres da Bélgica (Test-Achats), Espanha (OCU) e Itália (Altroconsumo) também entregaram accões em tribunal contra o Facebook, com o qual se reuniram em Abril, em sequência do escândalo da Cambridge Analytica que afectou cerca de 63 mil portugueses.

Na altura, a multinacional prometeu “avaliar uma possível compensação dos utilizadores cujos dados tenham sido abusivamente utilizados”. Contudo, até à data, “não houve qualquer proposta”, seguindo o caso para a Justiça.

Fonte : CM.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading