Portugueses vão comer um milhão de quilos de bacalhau no Natal

kalola Store

Os portugueses deverão comer um milhão de quilos de bacalhau neste Natal, segundo a previsão do Conselho Norueguês das Pescas. Até outubro, foram consumidos no País 33 596 toneladas de bacalhau, menos 3,4% do que em igual período de 2016. A expectativa é de que esse valor dispare em dezembro.

Os números mostram também que, nos dez primeiros meses do ano, os portugueses gastaram 271,18 milhões de euros na compra de bacalhau. O preço médio por quilo fixou-se em 8,01 euros, um agravamento de 4,6% face ao ano anterior e cada português gastou, em média, 23,6 euros a comprar este peixe. São mais 1,1 euros do que a despesa média “per capita” registada no mesmo período do ano passado.

Paulo Mónica, da Associação dos Industriais do Bacalhau, explica à Lusa que as vendas de bacalhau no quarto trimestre “representam historicamente cerca de um terço das vendas anuais”, impulsionadas pelo Natal. O cenário deverá “manter-se este ano”, adianta o mesmo responsável.

Em 2016, a associação registou um volume global de negócios de cerca de 400 milhões de euros. A Noruega, que é o principal fornecedor de bacalhau do País, exportou 41 706 toneladas, até novembro, para Portugal, menos 8% face ao ano anterior.

Fonte : Lusa.

No tags for this post.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.