ComunidadesDestaques

PR brasileiro declara-se disponível para ajudar Moçambique

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que está disponível para ajudar a população moçambicana afectada pelo ciclone Idai, declarando-se estar também solidário com os povos do Zimbabwe e Malawi.

“Ontem (quarta-feira) liguei para o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, para prestar solidariedade ao seu país e às vítimas da devastação causada pelo ciclone Idai. Colocamo-nos à disposição no que for possível. Solidarizo-me com o povo do Zimbábue e Maláui, também atingidos pelo ciclone “, escreveu Bolsonaro na rede social Twitter.

O número de mortos confirmados na sequência do ciclone Idai subiu para 242 em Moçambique e 139 no Zimbabwe , segundo dados oficiais ontem divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As únicas estimativas conhecidas do Malawi continuam inalteradas , em 56 mortos e 177 feridos.

O número total de mortos na sequência do ciclone Idai sobe, assim, para 437, segundo balanços provisórios divulgados pelos respectivos governos desde segunda-feira.

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, decretou o estado de emergência nacional na terça-feira e disse que 350 mil pessoas “estão em situação de risco “.

Moçambique cumpre hoje o último dos três dias de luto nacional .

A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da “pior crise” do género em Moçambique.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading