DestaquesMundo

Praga de gafanhotos ameaça a alimentação na região leste de África

Uma praga sem precedentes está a ameaçar a segurança alimentar no Leste de África e tem sido agravada pela pandemia do novo coronavírus. O alerta é da FAO, a organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura. Segundo a agência, o combate à praga de gafanhotos do deserto, que há vários meses afecta o Leste de África, está a enfrentar muitos obstáculos por causa das restrições impostas para controlar a contaminação por covid-19.

Cerca de 20.000.000 de pessoas naquela região de África sofrem já com uma carência alimentar aguda. A situação é alarmante principalmente no Quénia, na Etiópia e na Somália. Mas Sudão do Sul, Uganda e Tanzânia estão igualmente a braços com o problema pelas densas nuvens de gafanhotos que arrasam plantações inteiras. Também 15.000.000 de pessoas no Iémen em luta contra a paga de insectos preocupam a FAO. A estação de chuvas no mês de Março e das semanas seguintes levou a um aumento na reprodução de gafanhotos do deserto.

Apesar da diminuição de pessoal para combater a praga, por causa da convid-19, a agência da ONU continua em cooperação com governos, agricultores e produtores para conter as nuvens de insectos. Mais de 240.000 ha já foram tratados com pesticidas e 740 pessoas foram treinadas para a pulverização.

Fonte: ONU News

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading